Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

Dinamismo em contexto de trabalho
Por Biblioteca António Nobre (Administrador do Jornal), em 2015/05/27599 leram | 0 comentários | 105 gostam
Alunos do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde realizam estágio com muito sucesso
Vinte e um alunos finalistas do Curso de Técnico Auxiliar de Saúde encontram-se a terminar o estágio (Formação em Contexto de Trabalho) e as avaliações têm sido, globalmente, excelentes. São inúmeros os elogios recebidos por parte dos profissionais com quem trabalham, assim como dos respetivos coordenadores. Prova disso mesmo são as propostas de trabalho que alguns já receberam!
Os alunos estão de parabéns assim como a ESBN que tudo fez para o seu sucesso De salientar que os estágios estão a decorrer em instituições de saúde de referência com quem a ESBN estabeleceu protocolos, nomeadamente: Centro Hospitalar do Porto – Hospital de Santo António; Hospital Conde Ferreira e Hospital da Prelada - Santa Casa da Misericórdia do Porto; Hospital CUF Porto; Hospital Privado da Trindade; Unidade Local de Saúde de Matosinhos - Hospital Pedro Hispano.

Eis o testemunho de três alunos que se encontram a realizar a FCT
“ Este curso forma-nos para estarmos capazes de cuidar das necessidades básicas de quem mais precisa; treina-nos para conseguirmos dar o nosso melhor sem prejudicar o outro e não nos prejudicarmos a nós próprios. Porém, quando começamos o estágio é que sentimos as verdadeiras dificuldades pois ali temos pessoas reais e não modelos. Até ali não nos podiam ensinar a encarar pessoas tão debilitadas e em situações de grande vulnerabilidade, por muitas visitas de estudo aos hospitais ou lares que se possam ter feito.
A primeira semana de estágio foi muito difícil para mim pela necessidade de adaptação ao tipo de tarefas e às situações que tinha que enfrentar mas tive grande apoio de todos os profissionais de saúde que trabalham comigo, de familiares e de professores, como a diretora de curso, Cândida Ramoa.
Aprendi muito neste período. Fui ficando cada vez mais confiante e capaz e hoje sinto que eu, enquanto Técnico Auxiliar de Saúde presto cuidados a pessoas … estou a tornar o dia delas melhor em todos os aspetos. É um trabalho que nos fortalece e enriquece a alma.”
Eduardo Teixeira, a realizar a FCT no Hospital Privado da Trindade

“A minha experiência na Formação em Contexto de Trabalho (FCT) tem sido muito boa, pois tenho tido ótimas vivências ao nível da interação com pessoas doentes e profissionais de saúde. Durante as aulas os alunos não são têm possibilidade de lidar com as situações mais difíceis, tal como quando se deparam com um doente que pede e pergunta coisas que são impossíveis de responder e de concretizar. Durante o estágio temos de aprender a lidar rapidamente com estas situações e a agir com eficácia e de forma responsável. O estágio tem vindo a superar as minhas expectativas fazendo com que eu cresça como pessoa, em grande parte devido às situações vividas.”
Daniela Alves
Sou aluna do 12ºF, do Curso Técnico Auxiliar de Saúde (TAS) e estou a realizar a minha Formação em Contexto de Trabalho no Hospital Cuf Porto. Já conclui a primeira parte da formação no serviço de Atendimento Permanente da Pediatria. Neste momento estou a realizar o estágio no serviço de Internamento de Obstetrícia/ Ginecologia.
Estes dois serviços, na área da pediatria e ginecologia, são serviços que exigem bastante responsabilidade e o TAS tem um papel fundamental, não só no auxílio mas também na comunicação com o cliente e outros profissionais. Está a ser uma experiência muito gratificante.”
 
Mariana Soares, 12ºF, Nº20

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe