Na Onda
Jornal da Escola Secundária da Boa Nova, Leça da P
Pesquisa

Mergulha no Laboratório da Mente!
Por Ricardo Faria (Aluno, 11ºC), em 2015/05/12510 leram | 0 comentários | 127 gostam
Nos dias 23 e 24 de abril, inserido no projeto “À descoberta da Boa Nova”, dinamizou-se a atividade “Laboratório da Mente”.
A iniciativa "À descoberta da Boa Nova" tem como objetivo dar a conhecer a nossa comunidade escolar aos alunos do 9º ano de escolaridade de diversas escolas do concelho de Matosinhos. Nesse âmbito, foram desenvolvidas diversas atividades propostas por alunos e professores da ESBN, transmitindo, desta forma, um melhor e mais amplo conhecimento de diversas áreas a todos aqueles que por esta altura têm de efetuar uma opção vocacional, determinante no futuro de cada um.
Nesse sentido, foi desenvolvida a atividade “Laboratório da Mente”, direcionada para disciplinas como a Filosofia ou a Psicologia. Na verdade, através de jogos lúdicos e educativos, livros e textos diversos, citações de grandes pensadores , trabalhos originais e didáticos efetuados pelos alunos das diferentes turmas da escola, foi dada a oportunidade aos mais jovens de conhecer uma parte do que é discutido e estudado nestas áreas. Puderam, assim, obter, junto de alunos que as frequentam e de professores que as lecionam, uma visão mais abrangente e integrada dos diferentes temas abordados nestas disciplinas, bem como das oportunidades em termos de prosseguimento de estudos.
Poder de argumentação,desenvolvimento do espírito crítico, capacidade de perspetivar argumentos e objeções a diferentes teorias, compreensão do próprio “eu”, do outro, da sociedade são apenas alguns dos exemplos das competências que podem ser adquiridas através do estudo destas duas disciplinas, sendo possível através delas adotar uma postura mais crítica face ao comportamento/pensamento humano em diferentes níveis (religioso, científico, artístico) e ao desenvolvimento do universo e do mundo, nas suas diversas vertentes.
A meu ver, é primordial que os jovens atualmente tenham hipótese de desenvolver um pensamento ético-político crítico, responsável e socialmente comprometido, e que apostem numa maior sensibilidade cultural e estética global.
Com efeito, foram alguns destes aspetos que, direta ou indiretamente, foram focados como fundamentais por alunos e professores da ESBN em conjunto com os alunos, curiosos, atentos e participativos, procurando-se deste modo salientar a máxima de que o “amor pela sabedoria” se deve sempre sobrepor ao desconhecimento do mundo e da realidade em que estamos inseridos.

Obrigado a todos pela participação e envolvimento!
Até para o ano!

Ricardo Faria
Nº 17 11ºC

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe