Mural
Jornal da Biblioteca Escolar Carlos Teixeira
Pesquisa

DIA MUNDIAL DA SAÚDE
Por Maria Helena Leitão (Administrador do Jornal), em 2015/04/301091 leram | 0 comentários | 242 gostam
O programa PEPS e os professores de Ciências Naturais (grupo 520) colaboraram na Comemoração do Dia Mundial da Saúde a 07 de abril.
Sendo o programa de Ciências Naturais do 9ºano dedicado ao estudo do organismo humano em equilibrio com o meio, o grupo 520 também colaborou na Comemoração do Dia Mundial da Saúde, dia 07 de abril. Deste modo, as aulas práticas da disciplina de Ciências Naturais, na semana de 07 a 10 de abril, realizaram-se de um modo diferente. Uma vez que a matéria que está a ser lecionada correponde ao Sistema Cardiorrespiratório, os alunos de 9ºano realizaram atividades de avaliação de resistência física a todos os interessados, no polivalente da escola, avaliando parâmetros como a pressão arterial, frequência cardíaca e ventilatória.

Atividade 1 - Avaliação da frequência cardíaca (Como está a tua forma física?)
A frequência cardíaca é a quantidade de vezes que o coração bate por minuto e, por isso, ela é um bom indicador do funcionamento do coração e do condicionamento físico do indivíduo. Para medir a frequência cardíaca pode optar-se por vários processos. O mais fácil corresponde à avaliação da pulsação. Em repouso, a frequência cardíaca normal oscila entre 60 e 100 batimentos por minutos, no adulto.Em crianças e em idosos tende a ser um pouco maior. A frequência aumenta normalmente em situações mais emotivas, com a febre, esforço físico, ansiedade, hipertiroidismo, etc.

Atividade 2 - Avaliação da pressão arterial (Como varia a pressão arterial em diferentes atividades?)
A pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo. Num adulto jovem e saudável varia entre 120mmHg e 80mmHg. O símbolo mmHg corresponde a uma medida de pressão em milímetros de mercúrio. Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.

Atividade 3 - Avaliação dos ciclos respiratórios (Quantos ciclos respiratórios por minuto?)
Um ciclo respiratório engloba a inspiração e a expiração. O número de vezes que respira por minuto é designado por frequência respiratória. Os ciclos respiratórios podem ser contados observando (subida e descida do tórax), ouvindo ou sentido a ventilação. Para isso é preciso uma aproximação ao individuo em análise. A maioria das pessoas executa 12 a 20 ciclos respiratórios por minuto, respirando mais rapidamente, por exemplo, durante o exercício físico ou quando está ansioso.


                         Mega aula de Zumba - Dia Mundial da Saúde

Na manhã do primeiro dia de aulas do terceiro período, dia 7 de abril, alunos, professores e funcionários rumaram em direção ao campo desportivo exterior da EBPCT para uma mega aula de zumba. Boa disposição, música, dança, sol e ar livre... a combinação para comemorar o dia mundial da saúde. Muitos dos presentes, inicialmente espetadores, foram-se juntando à aula dinâmica e divertida promovida pelo instrutor de zumba, Rui Mendes, ex-aluno do Agrupamento. Também na EB2,3 de Silvares foi realizada, em simultâneo, uma aula de zumba para toda a comunidade escolar. Neste caso, a instrutora foi a assistente operacional Isaura.
A atividade teve como previsto incentivar a pratica de exercício físico, como um dos determinantes de saúde, promovendo o bem estar físico, social e mental. Além da forte adesão de alunos, professores e funcionários, destaca-se como aspeto positivo o facto dos instrutores de zumba fazerem parte da comunidade escolar, o que reforçou a interação estabelecida nesta ação.
Saúde - ”completo bem estar físico, social e mental e não apenas a ausência de doenças…”
(Organização Mundial de Saúde)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe