Mural
Jornal da Biblioteca Escolar Carlos Teixeira
Pesquisa

VI JORNADAS LITERÁRIAS
Por Maria Helena Leitão (Administrador do Jornal), em 2015/04/27793 leram | 0 comentários | 286 gostam
Desde há 6 anos, data do inicio das Jornadas Literárias concelhias, que este Agrupamento tem colaborado com entusiasmo em todos os projetos.
Nos dias de hoje, todos concordam que, para além de cumprir as metas educativas que a sociedade impõe, a escola tem de assumir-se como “arquivo” da evolução da cultura e da sociedade em que está inserida e deve saber transmitir essa “herança”, esse património, a todos os que por ela passam.
É exatamente com esse intuito de difundir valores, radicados na geografia educativa que o compõe, que este Agrupamento tem vindo a promover variadas atividades complementares aos curricula.
Aliás esta filosofia não é de agora, está desde há muito inscrita nos seus genes.
Desde há 6 anos, data do inicio das Jornadas Literárias concelhias, que este Agrupamento tem colaborado com entusiasmo em todos os projetos.
Este ano e logo na abertura, os alunos do pré-escolar encheram a Praça 25 de Abril, exibindo coloridas Tshirts com letras gravadas com frases escolhidas de acordo com o tema das Jornadas “ Palavras no mundo” e “Vozes da terra” e dançando ao som das músicas “Jimba” e “Poetas pensadores”.
No dia dezassete os alunos do 1º ciclo assistiram, no Teatro Cinema, à peça “O Senhor do seu nariz”, exibida pela companhia Pé de vento.
No dia dezoito, quarta-feira, dia da feira semanal, e no âmbito da “Poesia vai à feira” foi a vez dos alunos da EB de Regadas mostrarem as “Vozes da terra” dançando alegremente um rancho. De tarde, os alunos do 3º ano participaram entusiasticamente no concurso concelhio de leitura na Biblioteca Municipal. De realçar que a aluna Inês Marinho Alves, da turma 3, do 3º ano, da EB de S. Jorge ficou em 1º lugar, tendo recebido o respetivo prémio pelo aluno Pedro Miguel Santos Sousa, vencedor do ano letivo anterior, e aluno da mesma escola.
No dia dezanove, algumas turmas do 3º ciclo deslocaram-se ao Teatro Cinema para assistir à peça “Blackbeard”, pela Avalon Theatre Company.
Ao longo da semana e dado tratar-se da Semana da Leitura houve de tudo um pouco, concursos de ortografia, leitura expressiva, escrita criativa, declamação de poemas e dramatizações.
No espetáculo de encerramento das Jornadas Literárias o Agrupamento fez-se representar com a projeção de um vídeo com desenhos das escolas que compõem o Agrupamento e ainda com alunos do ensino articulado com a “Canção do Agrupamento”, musicada nas aulas de Educação Musical. Os mesmos alunos cantaram entusiasticamente o “Hino das Jornadas” em conjunto com o coro de Pais e Amigos da Academia de Música José Atalaya.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe