Mural
Jornal da Biblioteca Escolar Carlos Teixeira
Pesquisa

DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A SIDA
Por Maria Helena Leitão (Administrador do Jornal), em 2015/01/12723 leram | 1 comentários | 195 gostam
No dia 1 de Dezembro, comemora-se o Dia Mundial da Luta Contra a SIDA. Este dia serve, acima de tudo para sensibilizar as pessoas para esta infeção, provocada pelo VIH, um vírus que ataca e destrói as células do sistema imunitário do nosso organismo.
SIDA é o síndroma de imunodeficiência adquirida, que resulta da infeção por VIH.
Quando se diz que alguém está infetado com VIH, isso significa que tem o vírus no seu organismo, quando essa pessoa passa a ter SIDA, isso significa que as defesas do seu organismo estão demasiado enfraquecidas para “combater” infeções para as quais normalmente não teria dificuldade.
O Dia Mundial da Luta Contra a SIDA é um dia que, a cada ano, deve servir para desenvolver e reforçar o esforço mundial da luta contra a SIDA. Neste dia, é importante reforçar a solidariedade e a compaixão com as pessoas portadoras do vírus HIV e diminuir o preconceito em relação aos portadores do HIV.
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a SIDA. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que tinham morrido ou estavam infetados com o vírus HIV.
Este dia foi assinalado pelo Grupo de Ciências Naturais, em articulação com o projeto de educação para a Saúde, através da exposição de t-shirts decoradas pelos alunos em contexto de sala de aula. Com os objetivos de esclarecer os alunos sobre a doença, sensibilizando-os para a problemática do VIH/SIDA e combater a discriminação, os alunos de todas as turmas do terceiro ciclo tiveram a missão de escrever numa t-shirt uma mensagem de esperança, solidariedade e prevenção. Decoradas com essas mensagens criativas, todas as t-shirts foram expostas no polivalente da escola.

Mais Imagens:

Comentários
Por Lara Martins (Aluna, 5 E), em 2015/02/02
Adorei a ideia pois temos que dar a conhecer, aos alunos o perigo que a sida tem.

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe