Mural
Jornal da Biblioteca Escolar Carlos Teixeira
Pesquisa

APRESENTAÇÃO DA REVISTA «CONHECER O AGRUPAMENTO»
Por Maria Helena Leitão (Administrador do Jornal), em 2015/01/081738 leram | 0 comentários | 500 gostam
No dia vinte e três de setembro, pelas vinte e uma horas, no auditório do Teatro-Cinema de Fafe, realizou-se a apresentação de mais uma publicação do Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira: a revista “Conhecer o Agrupamento”.
Este dia foi o escolhido por comemorar a data de nascimento do patrono e, simultaneamente, o dia do agrupamento; na plateia estiveram presentes os presidentes de junta das freguesias do agrupamento, o representante dos encarregados de educação, professores e funcionários intervenientes no projeto, bem como familiares dos alunos que atuaram nesta pequena festa.
Para além dos objetivos comunicativos, a edição desta revista visou também mostrar na íntegra o programa da Festa-Exposição com o mesmo nome, que tivera lugar no final do ano letivo, no dia 11 de junho, e dar enfoque às iniciativas baseadas no projeto educativo, como foi o caso dos 500 anos do foral ao Concelho de Monte Longo.
Esta publicação não só privilegiou nas suas páginas os números coreografados por alunos, como ilustrou o trabalho de pesquisa - desenvolvido ao longo do ano por alunos e docentes - e refletiu o resultado dessa prospeção na exposição patente ao público. Uma simples leitura do conjunto das quadras que consta na revista é suficiente para espelhar, de forma clara, as tarefas concretizadas por cada escola.
Segundo as palavras do diretor do agrupamento, na sua introdução ao espetáculo, “vivemos um novo tempo, desafios renovados”, pelo que “o Agrupamento de Escolas Professor Carlos Teixeira tem vindo a promover - concertadamente com outras forças vivas desta comunidade escolar – atividades complementares aos curricula, com o intuito de difundir valores etnográficos e outros, radicados na sua geografia educativa”. Esta iniciativa “é apenas um exemplo das muitas que, neste âmbito, já implementámos e desejamos continuar a implementar”, sempre “com o objetivo da promoção do sucesso educativo”.
Ao comentário do diretor seguiu-se a canção “Conhecer o agrupamento”, interpretada por uma turma da Academia de Música, do ensino articulado.
A revista propriamente dita passou então a ser projetada, estando a apresentação de cada uma das escolas do agrupamento e a leitura da respetiva quadra alusiva a cargo de três alunas.
O encerramento da atividade foi feito por uma turma da E.B. de Silvares, que apresentou uma coreografia integrando números musicais de diferentes épocas e géneros e com mais uma interpretação da turma da Academia.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe