Mural
Jornal da Biblioteca Escolar Carlos Teixeira
Pesquisa

PROJETO FungiPiTec
Por Maria Helena Leitão (Administrador do Jornal), em 2015/06/22775 leram | 0 comentários | 295 gostam
A valorização de determinados resíduos orgânicos pode ser realizada por cada um de nós, através do cultivo de fungos comestíveis.
Para que este processo tenha sucesso, é fundamental controlar fatores ambientais que influenciam o crescimento desses fungos (por exemplo a humidade e a temperatura).
Este foi o ponto de partida do projeto "FungiPiTec - Tecnologias low-cost de monitorização e controlo do cultivo de fungos comestíveis”, desenvolvido pelos alunos do 7.ºB na disciplina de Oferta Complementar. Este projeto foi submetido ao concurso Ciência na Escola – 10.ª edição, promovido pela Fundação Ilídio Pinho, tendo sido contemplado com um prémio de apoio à sua realização.
Durante os 2.º e 3.º períodos, os alunos desenvolveram competências de programação informática, tendo em vista a criação de um dispositivo informático, baseado no mini-computador Raspberry Pi, para a monitorização de fatores ambientais no espaço de cultivo de cogumelos e aprenderam a criar meios de cultura de cogumelos Pleurotus ostreatus, a partir de diversos substratos orgânicos (papel, palha e borras de café).
Para saber mais sobre este projeto pode visitar o site

https://sites.google.com/site/fungipitec/

Marco Cardoso (professor do grupo 520)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe