Mural
Jornal da Biblioteca Escolar Carlos Teixeira
Pesquisa

VISITA DE ESTUDO À UTAD
Por Maria Helena Leitão (Administrador do Jornal), em 2015/06/22843 leram | 0 comentários | 264 gostam
No dia 30 de abril as turmas de 7º ano da escola realizaram uma visita de estudo à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real.
Começámos por visitar o laboratório de Fogos, onde observámos uma simulação de incêndio. Durante a simulação, foi-nos explicado de que modo (fatores como) o declive do terreno e a velocidade do vento influenciam a propagação de um incêndio.
De seguida, visitámos o laboratório de Fisiologia Vegetal. Aqui, aprendemos a calcular a área de uma folha, com recurso a um computador e a utilizar o azoto líquido no processo de maceração de folhas tendo em vista a realização de análises bioquímicas.
Mais tarde, após termos almoçado numa das zonas verdes da Universidade, prosseguimos a visita até aos laboratórios de Ecotoxicologia, também conhecido como Aquários. Neste laboratório foi-nos explicado como são feitas análises toxicológicas a diversas espécies de peixes, no sentido de identificar a presença de contaminantes, provenientes da água, e de que forma estes podem afetar quem os ingere como alimento.
Depois, visitámos a biblioteca da Universidade. Contactámos com os espaços de estudo disponíveis para os alunos universitários e aprendemos a pesquisar livros de uma determinada área. Ainda na Biblioteca, visitámos o estúdio de gravação da UTAD TV.
Por fim, visitámos o Museu de Geologia. Aqui tivemos a oportunidade de realizar uma visita guiada ao “mundo” dos fósseis, rochas e minerais.
Através da realização desta visita de estudo, foi-nos permitido obter mais conhecimentos sobre alguns dos temas que estudámos na sala de aula. Foi, certamente, uma experiência inesquecível para todos os alunos que participaram.

Margarida Fernandes, 7.º C

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe