Mural
Jornal da Biblioteca Escolar Carlos Teixeira
Pesquisa

Visita de estudo da EB da Serrinha
Por Manuela Oliveira (Professora), em 2015/05/18817 leram | 0 comentários | 260 gostam
Uma visita de estudo, além de proporcionar alegres momentos de convívio entre professores e alunos, é também uma ótima oportunidade para aprendermos coisas novas e para nos confrontarmos com o que aprendemos na sala de aula.
Uma visita de estudo, além de proporcionar alegres momentos de convívio entre professores e alunos, é também uma ótima oportunidade para aprender coisas novas e para nos confrontarmos com o que aprendemos na sala de aula.
Foi o que aconteceu no dia 29 de abril. Fomos a Coimbra fazer uma visita de estudo, que incluiu Conímbriga e o Portugal dos Pequenitos.
Partimos da escola da Serrinha em dois autocarros, por volta das 8h30. Já próximo de Coimbra, parámos numa estação de serviço para o lanche da manhã.
Chegados a Conímbriga, fomos distribuídos por três grupos. Cada grupo foi acompanhado por um guia que nos deu a conhecer uma das principais cidades do Império Romano, a partir dos vestígios ainda existentes. Foi como voltar mais de vinte séculos atrás, ao tempo em que os Romanos tinham um Império espalhado pela Europa!
Nas ruínas, os guias mostraram-nos os vários tipos de casa e espaços da cidade: as casas dos ricos, dos escravos, do povo, as termas, a arena, o cemitério, as portas da cidade, a estrada que ligava Conímbriga a Braga e a Lisboa, etc. Contaram-nos histórias sobre a forma de viver do Povo Romano e mostraram-nos como foram importantes na sua época. Visitámos ainda o museu onde vimos diversos artefactos daquela época: objetos da vida doméstica, objetos de adorno, armas, restos de construções… Todos eram do tempo do Império Romano, descobertos aquando das escavações.
A visita demorou aproximadamente duas horas, mas, apesar de cansados, adoramos tudo o que vimos e também mostrámos que sabíamos algumas coisas sobre a civilização Romana. Foi muito interessante e divertido!
Já muito esfomeados, fomos comer os nossos deliciosos merendeiros, num campo relvado, onde aproveitámos para brincar, conviver com os colegas e professores e descansar um pouco.
A meio da tarde dirigimo-nos para o Portugal dos Pequenitos que ficava lá perto, mesmo na cidade de Coimbra. Visitamos as várias salas e, com as explicações dos nossos professores, ficámos a conhecer um pouco da história de vários países, principalmente os descobertos pelos Portugueses. Vimos as casas da Índia, de Angola e Moçambique, de Cabo Verde, da China e do Brasil. Em todas elas havia alguns elementos relativos ao país que representavam. Visitámos ainda alguns monumentos do nosso país, mas em miniatura.
 Deixamos para o final a visita às casas típicas de Portugal. Encontramos também a casa típica do Minho que já conhecíamos da nossa aldeia.
Foi divertido brincar nas casinhas das várias regiões do país!
Antes de sair, ainda tivemos tempo para saborear um gelado e dar umas corridas pelo país dos pequenitos que parecia só nosso.
Voltámos ao autocarro para a viagem de regresso. Houve cantoria e diversão durante toda a viagem, mas ainda deu tempo para pararmos e comer o resto do merendeiro.
Chegámos à escola por volta das 21h30, cansados, mas muito felizes!
                                                                         
                                                                                 Texto elaborados pelos alunos do 4.º ano
                                                                                                        EB de Serrinha

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe