Os minigénios do Infantado
Jornal da Escola Básica do Infantado
Pesquisa

Dia Internacional do Holocausto
Por Idalina Rodrigues (Professora), em 2019/01/28307 leram | 0 comentários | 49 gostam
No dia 27 de janeiro, a UNESCO comemora a descoberta do campo de concentração e de extermínio de Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas, neste mesmo dia, em 1945.
Este campo foi o maior centro de extermínio industrializado, construído para assegurar a execução do genocídio dos judeus da Europa. Cerca de 1,1 milhão de pessoas foram assassinadas neste lugar, das quais cerca de um milhão de judeus, mortos, simplesmente, por terem nascido judeus.
O Holocausto foi o produto de uma ideologia baseada no racismo biológico, cujo elemento principal foi o ódio aos judeus. Resultou também das políticas de conquista e perseguição que assolaram a Europa e o mundo na guerra mais mortífera que a humanidade já conheceu.
Os negacionistas do Holocausto continuam a espalhar desinformação nas redes sociais.
Este é um trabalho que a UNESCO desenvolve diariamente, com os líderes na área da educação de todo o mundo, através da investigação pedagógica, da formação ou ainda das cátedras da UNESCO, no quadro dos seus programas de educação para a cidadania global. Fá-lo igualmente através do seu Programa Memória do Mundo, que inclui,desde 2017, os arquivos do processo de Auschwitz em Frankfurt.
Entre estes documentos protegidos pela UNESCO encontram-se os arquivos do Ghetto de Varsóvia, reunidos na clandestinidade pelo grupo Oneg Shabbat dirigido pelo historiador Emanuel Ringelblum. Este ano,através da transmissão mundial do filme "Who Will Our History", a UNESCO decidiu homenagear estes residentes que, desde as profundezas do inferno, souberam contrariar o ódio e a violência com o conhecimento e a cultura. A mensagem de humanidade que nos deixaram, após a sua morte brutal, é a razão de ser da UNESCO.

In Mensagem da Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, por ocasião do Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Jornalista: Hernandez

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe