Os minigénios do Infantado
Jornal da Escola Básica do Infantado
Pesquisa

Descoberto novo planeta
Por Idalina Rodrigues (Professora), em 2016/01/21447 leram | 0 comentários | 68 gostam
No dia 23 de julho de 2015, a NASA anunciou a descoberta de um novo planeta no sistema solar chamado Kepler-452b. Esse planeta é muito semelhante à terra.
Esse planeta tem uma estrela parecida com o sol e demora 385 dias a dar uma volta completa a essa estrela. Kepler 452b é pouco maior que a terra e tem água e probabilidade de ter vida.
Segundo o jornal Público, de 23 de julho de 2015,a agência espacial norte-americana NASA anunciou a descoberta de um exoplaneta a 1400 anos-luz de distância de nós, na constelação do Cisne. Este planeta anda à volta de uma estrela idêntica ao Sol e a uma distância aproximada à que separa a Terra do Sol.
Em termos de diâmetro, este planeta ainda não é exactamente como o nosso. É 60% maior, o que o coloca na categoria das super-Terras. E embora a massa e composição também não estejam ainda determinadas, os estudos apontam para que seja rochoso como a Terra. Ou seja, um sítio onde seria possível assentar os pés em solo firme, e não gasoso como Júpiter ou Saturno. Mas o que o torna especial, digno de notícia, agora que a descoberta de exoplanetas já é quase banal, é sobretudo a distância a que está da sua estrela. Encontra-se na chamada “zona habitável”, onde é possível que a água corra por montes e vales. Para tal, um planeta não pode estar nem muito perto nem muito longe da estrela, porque assim a água, a existir, ou se evapora ou está congelada.

Trabalho realizado por: Margarida Amaral e Madalena França


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe