MediaLETRA
Jornal da Escola Secundária de Amora
Pesquisa

DIAS DA FILOSOFIA 2014-2015
Por Medialetra (Professor), em 2015/03/04612 leram | 0 comentários | 133 gostam
Nos dias 24, 25 e 26 de Fevereiro decorreu na ESA, como acontece há já vários anos, a actividade dos “Dias da Filosofia”, composta por uma exposição e três palestras e... muito sucesso.
De acordo com a estrutura habitual, como acontece há já vários anos, nos Dias da Filosofia explorou-se um tema da atualidade que merece aprofundamento e é significativo para os nossos alunos. Este ano letivo o tema abordado foi a “Violência Sobre o Outro”.
A atividade foi composta por uma exposição e três palestras: - “Violência no Namoro” e “Violência Sexual”, pela psicóloga Joana Meneses, da APAV, “Delinquência Juvenil”, por Ezequiel Fernandes, chefe da PSP do Seixal, e “Quem Lhes Atribuí Autoridade?”, por Andreia Fernandes, aluna do 11º A da nossa Escola. Essa mesma aluna foi, igualmente, mentora do Projeto, em parceria com o Grupo Disciplinar de Filosofia.
A exposição, a cargo da professora Ilda Costa, contou com a participação dos alunos do 10.º TAS, tendo o 11.º TAS, da professora Paula Rodrigues, colaborado na montagem da mesma.
A exposição contava com três áreas distintas: um espaço inicial de antecâmara, alusivo ao problema da violência doméstica, um espaço seguinte, sob a indicação: - Segue o rasto… em que corpos anónimos simbolizavam (e apelavam à homenagem a) todas as vítimas de todo o tipo de violência, intolerância e discriminação e, por fim, do outro lado do palco, um espaço de placares informativos onde, por entre mãos e rostos estilizados, textos diversos orientavam os esclarecimentos sobre o conceito de violência, os tipos de violência, as suas causas e consequências. O decor e a iluminação foram cuidadosamente pensados para criar uma atmosfera pesada, reflexiva e emocional, apelando ao silêncio dos que a visitavam e ao respeito por aqueles que sofreram, e diariamente sofrem, todo o tipo de ato violento. A música de fundo escolhida foi o Requiem & Judas, de António Pinho Vargas.
Para além da exposição e das palestras, manteve-se a tradição do espaço aberto para lecionação, encontrando-se este disponível às turmas que, mediante inscrição prévia, quisessem usufruir de uma aula diferente num espaço privilegiado. Para tal, textos e documentos encontravam-se à disposição de professores e alunos, assim como filmes e documentários de duração diversa, e passíveis de se adaptarem a diferentes níveis de ensino e faixas etárias. Esses materiais abarcavam temas tão diversos como bullying, violência doméstica, terrorismo, violência no namoro e mutilação genital feminina.
Durante o período diurno, o auditório teve a presença de 27 registos de turmas nos mais diversos tipos de atividades, desde visitas à exposição, promoção de debates, visionamento de material audiovisual e participação nas palestras, tendo algumas turmas participado em mais que uma atividade. Houve a participação de alunos de todos os níveis de ensino – Regular, Profissional e CEF.
Por sua vez, no período da noite, as visitas à exposição também se sucederam durante os três dias. Alunos das turmas dos cursos EFA, nível básico e secundário, e do ensino recorrente (12.º ano), acompanhados dos seus professores, percorreram os vários espaços temáticos, onde tiveram aulas, visionaram filmes e documentários, analisaram e debateram o problema da violência. Mais de uma centena de alunos participaram nesta iniciativa, e muitos deles partilharam abertamente opiniões e reflexões, assim como uma assumida apreensão pelo desenvolvimento que este fenómeno, nas suas diversas facetas, está a ter nos dias de hoje.
Do espaço da exposição foi elaborada uma filmagem em vídeo, pelo senhor Alberto Nogueira, da Biblioteca Escolar, a quem prestamos os maiores agradecimentos, não só por esta iniciativa mas por toda a disponibilidade e competência demonstradas durante todas as fases desta iniciativa, e sem o qual seria impossível ter a qualidade de trabalho que, a nível técnico, foi apresentada. Do mesmo modo agradecemos à professora Custódia Rebocho pelas fotos, e pela ajuda na divulgação do projeto na página da Biblioteca Escolar, assim como a presença do Diretor, professor Simão Cadete, na abertura da primeira palestra.
Mais uma vez se cumpriu com significativo envolvimento da comunidade educativa este projeto do Grupo Disciplinar de Filosofia, sobre um tema sempre atual e merecedor da mais premente reflexão.
Paula Rodrigues

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe