MediaLETRA
Jornal da Escola Secundária de Amora
Pesquisa

Rosa Parks
Por Alunos Mmnm (Aluno, ...), em 2013/11/271872 leram | 0 comentários | 164 gostam
“Rosa Parks sentou-se para que Martin Luther King pudesse andar. Luther King andou para que Obama pudesse correr. Obama está correndo para que nós possamos voar”
Ativista dos direitos humanos norte-americana, Rosa Parks nasceu a 4 de fevereiro de 1913, em Tuskegee, no estado do Alabama, e faleceu a 25 de outubro de 2005.
Rosa Louise McCauley foi criada pela mãe e pelos avós, primeiro em Tuskgee e, posteriormente, em Montgomery. Aí estudou em escolas onde havia separação entre alunos negros e brancos, mas depois foi estudar para o Liceu do Estado do Alabama, onde só havia estudantes negros.
No dia 1 de dezembro de 1955, quando regressava a casa após mais uma jornada de trabalho, Rosa Parks recebeu ordens do condutor do autocarro onde viajava para ceder o seu lugar a um homem branco, no entanto ela recusou o pedido, o que levou a que fosse presa e multada em 14 dólares.
Este caso em que desafiou a lei para lutar por um direito pessoal e pela sua dignidade fez com que os afro-americanos de Montgomery se organizassem num movimento pacífico contra a discriminação racial. Para tal, foi organizado um boicote aos transportes públicos na cidade para que nestes não houvesse mais segregação racial.
Um até então desconhecido sacerdote, chamado Martin Luther King Jr., envolveu-se na contestação e chamou a atenção do país para a injustiça que se vivia.
Entretanto, os negros da cidade, com a ajuda de alguns brancos, organizaram-se de modo a transportar para o trabalho as pessoas que faziam o boicote.
O boicote, que teve a oposição das autoridades da cidade e do Estado do Alabama, durou 382 dias, ou seja, até 21 de dezembro de 1956.
Nessa altura, tanto Rosa Parks como Martin Luther King já eram heróis nacionais nos Estados Unidos da América.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe