La Salle
Jornal da E. E. B. São João Batista de La Salle
Pesquisa

FOMENTANDO O EMPREENDEDORISMO PARA MICRO-EMPRESAS
Por Elisângela Marta da Silva (Professora), em 2014/10/06652 leram | 0 comentários | 147 gostam
Empreender é fundamentalmente encarar a realidade como um conjunto de oportunidades de mudança e de inovação, assumindo o desejo e mobilizando a energia necessária para a sua transformação.
PARABÉNS AO PROFESSOR COORDENADOR PAULO AFONSO PIOVEZAN E A TODOS OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO QUE PARTICIPARAM DO PROJETO QUE SE CLASSIFICOU PARA A FEIRA DE MATEMÁTICA EM JARAGUÁ DO SUL.

PROJETO: FOMENTANDO O EMPREENDEDORISMO PARA MICROEMPRESAS

O projeto foi aplicado nas terceiras séries do Ensino Médio com intuito de motivar os discentes a buscar um empreendimento próprio, como também, auxiliar na escolha do curso de graduação com melhor êxito. Os conteúdos aplicados na disciplina de matemática foram a estatística e a matemática financeira, utilizando os conceitos básicos para a formação de tabelas e gráficos o que demonstrou os desvios de erros das amostras catalogadas, bem como, empregando os conceitos de juros simples, juros compostos, valor futuro e valor presente, com base no conceito aplicado à tabela Prince.
Trata-se de um projeto que além da Matemática foi necessário o conhecimento das disciplinas de: Língua Portuguesa, produção textual; Artes, logomarcas e designer; Física e Química, composição do produto; Geografia e História, localização de espaço e tempo para incluir novos nichos de mercado; Educação Física, expressão corporal utilizada nas apresentações.
O projeto resultou na aplicação dos conteúdos da disciplina de Matemática, como: estatística, para constatar nichos de mercados promissores e capacitar o discente a construir e ler diversas formas de gráficos; matemática financeira, para elaborar e avaliar os empréstimo de curto e longo prazo, definição de investimentos e empréstimos ou aquisição de imobilizados para o bom andamento do empreendimento.
As simulações de empresas que foram criadas pelos alunos, compreenderam os seguintes setores econômicos: vestuário e calçados, informática, construção civil, cosmético, bebidas e alimentação, esportivo e material de higiene pessoal.
O mesmo oportunizou o uso da informática, através do programa Excel para a elaboração de fórmulas, tabelas e gráficos, conhecimento este que resultou em melhor elaboração dos trabalhos, bem como a interação com as demais turmas.

(Nas fotos estão o nome e a logomarca das empresas criadas para o projeto.)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe