La Salle
Jornal da E. E. B. São João Batista de La Salle
Pesquisa

PROJETO BOSQUE NA ESCOLA - Prof. Maristela
Por Elisângela Marta da Silva (Professora), em 2014/08/05890 leram | 0 comentários | 160 gostam
Este projeto tem por finalidade trabalhar o bosque na escola, de forma ampla e que possa levar o educando a refletir sobre suas práticas diárias com relação ao meio ambiente.
PROJETO BOSQUE NA ESCOLA: UM LABORATÓRIO A CÉU ABERTO

JUSTIFICATIVA

A intensa relação do ser humano com a natureza dá-se através de um contínuo e dinâmico processo de construção. Neste processo, o homem apropria-se indiscriminadamente dos recursos naturais, pouco se preocupando com a renovação da fonte ou com as consequências que a sua ocupação pode trazer ao espaço geográfico em volta.
Este projeto tem por finalidade trabalhar o bosque na escola, de forma ampla e que possa levar o educando a refletir sobre suas práticas diárias com relação ao meio ambiente e também fazer o aluno perceber que este local pode ser utilizado como uma oficina para as mais variadas disciplinas.

MÉTODOS

Palestra com biólogos responsáveis pelo CDA (Centro de Divulgação Ambiental), responsáveis pela implantação do bosque, objetivando que os alunos tomem conhecimento de como o mesmo foi implantado, quais as espécies foram plantadas, dentre outros aspectos.
O educando terá oportunidade de conhecer as espécies que podem ser plantadas e fazer uma pesquisa sobre cada uma delas, especificando fatores bem próprios de cada uma delas, como por exemplo, regiões que são cultivadas, se produzem frutos, altura, etc.
Escolha do nome e símbolo para o bosque;
Desenho do caminho e identificação das árvores;
Desenvolvimento de trabalhos com relação à escala, para construção da maquete;
Fotografia do ambiente antes e depois da identificação das árvores;
Estudo da geometria, conceitos fundamentais, figuras geométricas planas;
Desenho com barbante das figuras identificadas no bosque;
Estudo dos triângulos e sua classificação;
Uso do desenho para localização de pontos no plano cartesiano.

RESULTADO

Com o projeto abordamos conteúdos relacionados com Ciências, bem como Matemática. Em Ciências pesquisamos cada espécie que será plantada no bosque, destacando as principais características e em Matemática trabalhamos Escala, Plano Cartesiano e também geometria plana dando ênfase aos triângulos.

CONCLUSÃO

O projeto Matemática no Bosque proporcionou aos alunos muitos momentos de tomadas de decisões, pois todos os passos foram feitos em conjunto. Oportunizou conhecimento e principalmente demonstrou a importância da preservação ambiental, bem como a abordagem de conteúdos que fazem parte da grade curricular. A relação dos alunos com o meio ambiente e o envolvimento da Matemática proporcionou um aprendizado, prazeroso e envolvente. O projeto terá sequência, pois é um laboratório a céu aberto e precisa ser explorado.






Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe