La Salle
Jornal da E. E. B. São João Batista de La Salle
Pesquisa

VULCÕES - Prof. Maristela - Turma 2601
Por Elisângela Marta da Silva (Professora), em 2014/08/041077 leram | 0 comentários | 171 gostam
Produção de vulcões artesanais (com argila e outros materiais) e simulação da erupção de um vulcão com vinagre, bicarbonato de sódio e corante.
Esperamos com essa atividade que os alunos possam compreender o que são os vulcões suas características, tipos e o que desencadeia a atividade vulcânica.

10 CURIOSIDADES SOBRE VULCÕES

1. Todos os anos, 60 vulcões entram em erupção.

2. Desde o ano 79, quando o Vesúvio dizimou 3.360 habitantes em Pompeia, na Itália, mais de 240.000 pessoas já morreram por causa das explosões.

3. Só na erupção do Tambora (Indonésia), em 1815, ocorreram 92.000 mortes.

4. Os vulcões são originados quando o magma sai das camadas profundas da Terra. Sua temperatura interior alcança 1000ºC. A lava, composta por rochas em estado fluido, pode atingir 1200ºC ao chegar à superfície, e escoar a até 15 km/h.

5. Em 2010, o cineasta Geoff Mackley, na época com 44 anos, desceu 450 metros pela parede interior de um vulcão em erupção. O vulcão escolhido foi o Marum, em uma ilha no Oceano Pacífico. Mackley se preparou durante 10 anos para a perigosa missão. A 90 metros da lava borbulhante, o aventureiro foi o ser humano que já chegou mais perto do material (e sobreviveu). Para conseguir o feito, Mackley contou com uma roupa protetora de prata e galões de oxigênio.

6. A superfície da Terra tem entre 500 e 600 vulcões. A maioria dos ativos está debaixo do mar.

7. Os vulcões no Brasil estão extintos há algumas dezenas de milhões de anos. O país se beneficia por estar no centro da placa tectônica sul-americana. A atividade vulcânica mais recente no Brasil ocorreu há cerca de 65 milhões de anos, e resultou na formação de ilhas oceânicas como Trindade e Fernando de Noronha. A cidade de Poços de Caldas (MG) está localizada na cratera de um antigo vulcão que desmoronou. É por isso que a cidade é circular.

8. O vulcão mais antigo encontrado no Brasil está localizado a 1.600 km de Belém, na bacia do rio Tapajós. Possui 1,85 bilhões de anos, 22 km de diâmetro e deu origem a grandes depósitos de ouro, cobre e molibdênio. Em suas bordas, a caldeira vulcânica apresenta outros pequenos vulcões, surgidos devido à pressão do magma.

9. Quando um vulcão entra em erupção de maneira explosiva, pode arremessar fragmentos a vários quilômetros de altitude. O Monte Santa Helena (EUA), por exemplo, lançou cinza e fogo a 15.000 metros de altura. O vulcão Kilauea (Havaí) entra em erupção diariamente. Por sorte, elas não são explosivas, e as cinzas atingem no máximo 100 metros de altura.

10. Um grande vulcão despeja uma quantidade média de lava de cerca de 0,5 m³/s. Durante uma erupção em 1975, o Augustine (Alasca) liberou 11,6 m³/s. Isso corresponde ao volume de 11 caixas d’água a cada segundo.

http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/2405/1/vulcoes.html

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe