Lamegalense
Jornal do Cscr do Lamegal
Pesquisa

15/8 Dia do Associado
Por Miguel Matos (Leitor do Jornal), em 2017/08/231464 leram | 0 comentários | 97 gostam
Artigo de opinião sobre o último dia do associado.
O dia 15 de agosto é o dia do Associado do CSCR do Lamegal, ou melhor, dia do Lamegalense. No meu caso, dia das raízes Lamegalenses. Este dia serve de pretexto para se celebrarem valores tão importantes e decisivos na vida de cada um como a amizade, a união, o sentimento de família e a alegria. Ouviram-se histórias já há muito passadas, mas que gostamos de ver contadas, viram-se abraços de quem não se via há tempo em demasia, tiraram-se fotografias para que sejam guardadas para sempre, choraram-se lágrimas de agradecimento e reconhecimento por aqueles que fizeram muito pela Associação, e por extensão, ao Lamegal.
Senti e vivi todas estas emoções durante este dia. Para quem não é do Lamegal mas que parte dos seus genes de lá são, com certeza que o sente de forma diferente à sentida pelos seus nativos, mas fi-lo igualmente com fervor e força.
Para mim, este dia serviu para recordar a minha infância e juventude. Aqueles inúmeros fins-de-semana, natais, páscoas, férias grandes que serviam para partilhar com amigos e familiares do Lamegal mergulhos na Ribeira, passeios de bicicleta, festas, idas à torre, jogos de futebol. Mas, ao mesmo tempo, ajudávamos os nossos avós, privilegiávamos a família e os amigos, respeitávamos e admirávamos os mais velhos. Alguns destes valores ainda preservo e recordo muitas vezes, ao longo da minha vida, esses momentos, assim como conselhos dados pelos tais mais velhos.
No entanto, e por culpa inteiramente minha, fui-me afastando do Lamegal, num processo que considero normal, pois vivendo longe, tendo a minha profissão, acabei por dar prioridade a outros interesses que fazem parte da vida de cada um de nós, deixando de ir ao Lamegal, esquecendo os contactos com os amigos. Apesar de considerar o processo normal, não o posso considerar irrevogável. E então fiz a promessa a mim mesmo de ir à aldeia mais vezes. Será difícil, mas hei-de conseguir. Devo muito ao Lamegal e às suas gentes.
Confesso que não foi a partir deste dia que fiz a promessa. É uma ideia que já há muito congemino. No entanto, nesta terça-feira, o sentimento foi mais forte. Começou com a inauguração de uma exposição de fotografia presente no museu da aldeia. (Que pena tão pouca gente a vê-la!). Nesta exposição pude rever alguns dos recantos mais preponderantes do nosso Lamegal.
Após a missa, o almoço entre a família lamegalense. Aí, um dos pontos altos, onde foi possível conversar e conviver com quase todos comendo e bebendo. Um abraço para todos aqueles que, em regime de voluntariado, se propuseram para fazer a comida (magnífica), desde o assar dos frangos até o tempero da salada, assim como aos que estiveram todo o tempo, com muita paciência, a servi-la, proporcionando a todos um excelente almoço.
Passo por cima da peça de teatro representada não por desconsideração, mas sim para me focar num dos momentos mais marcantes: a entrega de prémios aos associados. Pela primeira vez, e muito justamente, premiaram-se três associados que muito fizeram pelo Lamegal. Não é importante dizer quem foi premiado, pois, seguramente, todos sabem e concordam com a distinção. O importante é referir que esta direção, através destes prémios, quer agradecer de forma eterna o contributo que as pessoas dão em prol da Associação. Não deveria ser o contrário? Não deveríamos ser nós, meros sócios, a agradecer o trabalho, o carinho, a abnegação, a força, o carácter, a persistência que esta direção tem demonstrado, e lutado contra ventos e marés pelos que primam pela maledicência, pela desonra e pelas inverdades? Eu, pessoalmente, tomo a iniciativa e agradeço ao Ricardo Capelo, como responsável máximo desta direção, o tanto que tem feito, mas, mais importante ainda, dou-lhe o meu apoio e toda a minha força para que continue e executar o seu trabalho em benefício de todos nós, pois todos sabemos que há muito por fazer e o Lamegal precisa de ti. Bem haja!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário