Jornal para a Escola
Jornal do Curso de Pedagogia Newton Paiva
Pesquisa

Paradigmas
Por Escola Integrada (Professora), em 2016/05/26473 leram | 0 comentários | 148 gostam
Um único ponto de vista não é capaz de fazer com que um indivíduo entenda o mundo da maneira como ele é. A educação não deve fragmentar o conhecimento, porque dessa forma o a compreensão de mundo não seria completa, mas sim parcial e isolada.


          A partir de um conjunto de ideias, Edgar Morin apresenta um paradigma chamado de Pensamento Complexo. Para o sociólogo Morin, o pensamento é denominado “complexo” por ser algo que é tecido em conjunto, que apresenta mais de uma visão. Esse paradigma pode ser aplicado à vida acadêmica e profissional, pois ele defende que um único método, uma única maneira de pensar sobre algo, um único ponto de vista, uma única teoria não é capazde fazer com que um indivíduo entenda o mundo da maneira como ele é. No campo da educação Morin afirma que não se deve fragmentar o conhecimento, porque dessa forma o acompreensão de mundo não seria completa, mas sim parcial e isolada. Isso faz todo o sentido, pois muito se tem estudado sobre a produção de textos na escola. Os estudioso safirmam que levar em consideração o contexto em que o aluno está inserido, seu conhecimento de mundo é fundamental para se redigir um texto e principalmente para secompreender o que foi dito. Outro exemplo é a interdisciplinaridade. De acordo com a LDB eos Parâmetros curriculares, a interdisciplinaridade deveria integrar os conteúdos de umadisciplina com outras áreas de conhecimento, porém essa concepção é pouco praticada nasescolas. Muito se fala da interdisciplinaridade, mas pouco se conhece ou se faz embora sabe-se que o mundo é complexo e interdisciplinar.
        O pensamento de Morin também se aplica a vida profissional. O que se espera hoje éque o profissional domine sua área de conhecimento bem como outras áreas também. Não émais possível, por exemplo, que um professor não tenha conhecimento de informática. Épreciso que o profissional repense o mundo numa perspectiva global. O profissional que seespecializa em uma determinada área profissional não será capaz de entender o processo deseu trabalho como um todo.
         Surgindo uma oportunidade de subir de posição em umaempresa, o profissional que é especializado em uma determinada área não será um bomcandidato a essa nova oportunidade, pois ele apenas domina sua área. O mesmo podeacontecer se por acaso ele perder o emprego. Esse profissional terá dificuldade de mudar deárea ou até mesmo de conseguir um novo emprego.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe