Jornal para a Escola
Jornal do Curso de Pedagogia Newton Paiva
Pesquisa

A História da Educação
Por Escola Integrada (Professora), em 2016/03/12363 leram | 0 comentários | 132 gostam
Saiba um pouco sobre o que significa a palavra Educação e sua história.
Antigamente a Educação Infantil era baseada nos costumes e tradições herdados pelo pai que exercia poder sobre a família e principalmente sobre a criança que não tinha nenhum vinculo com a sociedade. No Brasil a partir da década de 1970, devido ao aumento das fabricas, houve um movimento de luta das mulheres pela criação de creches, que asseguravam um lugar para os filhos da massa operária. Esta era chamada de Escola Guardiã ou Assistencialista que visava apenas o cuidar da criança. Não havendo ali uma finalidade educativa. No entanto, devido ao grande números de alunos repetentes e a evasão escolar nas séries iniciais, surgiu a Escola Compensatória ou conteudista, nesse período a pré-escolar era vista como uma etapa de preparação das crianças para o ensino fundamental, não havendo uma função pedagógica. E por fim, a Educação Infantil, a educação que temos nos dias atuais, voltada para ela mesma com o objetivo no desenvolvimento global da criança de 0 a 5 ano de idade de acordo com suas necessidades. A criança passou a ser vista como um sujeito social, o principal objetivo da educação infantil não era mais a de apenas alfabetizar, nesse sentido, ficou entendido que a educação infantil não deveria ter o papel de reparadora dos problemas do ensino fundamental.

     A partir de vários movimentos sociais e políticos, a educação Infantil passou a ser reconhecida como um dever do Estado e um direito da criança até 6 anos de idade. Sendo assim, a creche não é mais um lugar onde se deixa a criança para a mãe trabalhar, ela é agora um espaço educativo no que diz respeito aos aspectos socioculturais, físicos, psicológico, intelectual, envolvendo toda a comunidade escolar.

     Em 1988 a Educação Infantil foi reconhecida pela Constituição Federal. Pela Lei a Educação Infantil é um direito de toda criança e uma obrigação do Estado (art.208, IV da Constituição Federal), inserindo os direitos de atendimento em creches e pré-escolas para crianças de 0 a 6 anos deidade, posteriormente, em 1996 a LDB( Leis de Diretrizes Básica), define uma Política Nacional de Educação Infantil, aonde são formuladas as normas e implantada as políticas nas áreas de educação, inserindo assim a primeira etapa da Educação Básica no Brasil, perdendo um aspecto assistencial e assumindo um caráter pedagógico no atendimento as crianças desta faixa etária, no intuito de extinguir o assistencialismo e implantar uma visão deformação profissional que atuam na área de educação. Com a municipalização a Educação Infantil passa a ser responsabilidade dos Municípios. Da Legislação da Educação Infantil, o período escolar atende criança de 0 a 5 anos e das Diretrizes são formulados os equipamentos que atende crianças de 0 a 3 anos em creches e de 4 a 6 anos em pré-escolas, sendo a avaliação mediante acompanhamento e desenvolvimento para o ensino fundamental. Atualmente com o novo Projeto de Lei nº 144/2005, aprovado pelo senado, em 25 de janeiro, que estabelece 9(nove) anos para o ensino fundamental, a matricula passa a ser obrigatória a partir dos 6 (seis) anos de idade, portanto a pré-escola atende hoje crianças de 4 a 5 anos de idade. A Lei deixa clara que a criança não está obrigada a frequentar uma Instituição de Educação Infantil, mas sempre que a família deseje ou necessite, o Poder Publico tem o dever de atendê-la.


Mas o que é educação?
 
     Entende-se Educação como um processo de ensino e aprendizagem, estimuladora do desenvolvimento humano e da personalidade humana. A educação está em todos os lugares, é exercida nos diversos espaços de convívio social, sendo assim, não há forma única e nem um único modelo de educação, como exemplo, a escola, e nem o professor, é seu único agente, portanto, ela pode acontecer em qualquer lugar, em casa, na rua, etc. Educação é toda e qualquer relação de construção de conhecimento que recebemos e retransmitimos todos os dias. Tudo é aprendizagem, o que varia é o modelo pelo qual essa aprendizagem decorre. Quando nascemos somos educados para uma vida em sociedade, então podemos considerar que a nossa base da educação é a família. Transmitimos aos filhos os ensinamentos e valores que recebemos de nossos pais para que a criança cresça autônoma, que tenha liberdade de aprender a fazer suas escolhas desde cedo, sendo incentivada em sua criatividade, e não sendo educada para que cumpra a vontade da família. Entende-se que a educação formal como objeto de aprendizagem associando a educação familiar, a cultura, arte, valores e sociedade. É aquela que está presente no ensino escolar institucionalizado, cronologicamente gradual e hierarquicamente estruturado. No Brasil a educação formal segue os seguintes níveis de ensino de acordo com a lei de Diretrizes e Bases da Educação:

- Educação Infantil (antigo pré-escolar)
- Ensino Fundamental (antigo primeiro grau)
- Ensino Médio (antigo segundo grau)
- Ensino Superior
- Educação de Jovens e adultos (antigo supletivo, "madureza")
- Ensino Técnico


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe