Jornal para a Escola
Jornal do Curso de Pedagogia Newton Paiva
Pesquisa

Método Montessoriano
Por Escola Integrada (Professora), em 2016/03/121105 leram | 0 comentários | 114 gostam
O método Montessori trabalha princípios como a autonomia, respeito, autodisciplina e capacidade sensorial. Saiba mais...
Maria Montessori nascida na Itália era médica , pedagoga, cientista e feminista. Em 1909 divulgou o método Montessori, baseado no desenvolvimento da criança. Seus estudos possibilitou a ela a criação diversos materiais necessários à aprendizagem e o resultado foi a melhoria das condições físicas das escolas infantis. Montessori acreditava que as crianças precisam ser estimuladas corretamente desde os primeiros dias de vida para desenvolver seu potencial humano.

     Montessori considera que a criança aprende naturalmente por si mesma de acordo com cada período da vida e ritmo próprio, absorvendo naturalmente tudo que está ao seu redor. A criança de 0 a 6 anos é guiada pelos períodos sensíveis em que ela vive instintivamente. Os períodos sensíveis podem ser definidos como: o período do movimento que vai do nascimento até um ano de idade; linguagem (do nascimento aos 6 anos); pequenos objetos (1 a 4 anos); cortesia, boas maneiras e vida social (2 a 6 anos); sentidos (2 a 6 anos); escrita (3 a 4 anos); ordem (2 a 4 anos); música (2 a 6 anos); higiene/desfralde (18 meses a 3 anos); leitura ( 3 a 5 anos); relações espaciais (4 a 6 anos); matemática (4 a 6 anos).

     O método trabalha princípios como a autonomia (a criança faz uma atividade por vontade própria e não por desejo do adulto); respeito consigo própria e com outras pessoas; capacidades sensoriais desenvolvendo os sentidos como a visão, olfato, paladar, tato, audição; e a autodisciplina.

     O método de Maria Montessori e utilizado por muitos educadores nas escolas e atualmente muitos pais preocupados com o desenvolvimentos dos filhos, estão aderindo à sua filosofia e inserindo em casa. Montessori acredita que o ambiente em que a criança está inserida deve propiciar o aprendizado e atender as necessidades da criança para que ela desenvolva suas habilidades de forma harmoniosa. A casa toda pode ser adaptada, mas geralmente os pais preferem adaptar apenas o quarto do bebê. Um quarto Montessoriano deve ser

_ organizado, seguro, agradável;
_ a cama deve ser baixa ou o colchão deve ser colocado no chão (isso permite à criança a liberdade de movimento, de
   dormir e acordar quando quiser.
_ deverá ter um espelho a altura da criança, para que ela se reconheça.
_ quadros com imagens de crianças ou animais devem estar a altura dos olhos.
_ estantes baixas para colocar os brinquedos a vista para a criança ter a autonomia de pegar e guardar, porém deverá
   haver poucos brinquedos e a cada dia ou semana deverá ser trocado por outros.
_ para a criança maior, a cômoda deve estar a altura dela para que ela possa pegar as roupas e se vestir sozinha.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe