OCEANUS
Jornal Académico Oceanus
Pesquisa

APCMN fez a sua 1ª Doação ao Centro Cruz Azul
Por Comunicação e Imagem (Leitora do Jornal), em 2019/10/10558 leram | 0 comentários | 371 gostam
APCMN fez o primeiro Acto de Doação no Âmbito da Campanha Solidária em Curso para o ano de 2019 /2020, lançada pela Secretária Geral em colaboração com todas as Áreas Administrativas e Acadêmicas.
Academia de Pesca e Ciências do Mar do Namibe visitou no dia 24 de Setembro o Centro de Acolhimento e Aconselhamento para Toxicodependentes da Cruz Azul com intuito de tomar conhecimento sobre o funcionamento do mesmo, levar uma mensagem solidariedade e fazer a doação de diversos bens.

O grupo composto por funcionários e discentes foi recebido pelo Diretor Domingos Tchimuco, e pelo Administrador João Alves. Secretária Geral Vitorina Chilumbo, apresentou as intenções da visita e frisou que “doamos porque sabemos que a actual conjuntura económica não permite que o Governo dê toda assistência necessária e queremos que este centro feche porque significa que ninguém mais precisa de cá estar”.
O funcionário da APCMN Adelino Monuncapy, na qualidade de Psicólogo deu uma breve palestra sobre toxicodependência onde frisou algumas consequências a nível pessoal e social como perda de oportunidade de emprego, impotência sexual, infertilidade, acidentes de viação e de trabalho, descontrole emocional, violência doméstica, redução das substâncias nutritivas no organismo, entre outras.
Afirmou “vocês estão aqui porque querem mudar e, portanto, devem se moldar, o país precisa de vocês pois somos poucos para um país tão rico”. Na sequência contou algumas anedotas para animação de todos.

Do lado dos internados ouviu-se a história de Alfredo dos Santos Ngola de 23 anos de idade, proveniente do bairro Prenda da província de Luanda. Este contou que começou a beber por influência do meio familiar e também porque no seu bairro o acesso as drogas e álcool é facilitado, mas se anima porque estando internado a seis meses verifica «uma grande melhoria e se já analisa, junto a direção do centro, a possibilidade de regressar a Luanda e dar um rumo melhor a sua vida.
Para terminar a Secretária Geral procedeu a entrega dos bens e os internados brindaram os visitantes com uma de suas canções.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário