OCEANUS
Jornal Académico Oceanus
Pesquisa

O livro “Introdução ao Direito do Desporto”.
Por Comunicação e Imagem (Leitora do Jornal), em 2019/08/05546 leram | 0 comentários | 362 gostam
APCMN acolhe lançamento do livro “Introdução ao Direito do Desporto”
Foi na manhã de quinta-feira 1 de Agosto, que sucedeu a palestra, venda e sessão de autógrafo do livro “Introdução ao Direito do Desporto” do Dr. Egas da Piedade Viegas.

Foi na manhã de quinta-feira 1 de Agosto que sucedeu a palestra, venda e sessão de autógrafo do livro “Introdução ao Direito do Desporto” do Dr. Egas da Piedade Viegas, debruçou sobre alguns aspectos do seu livro na palestra bastante pertinente para o público presente, falando de temas legais da Constituição da República ligados ao direito, e foi aprofundando com casos práticos vividos dentro e fora do nosso país.
Dr. Egas da Piedade Viegas falou-nos sobre a sua obra dizendo nos que esta acaba por ter o termo “Introdução ao Direito do Desporto” segundo a crítica portuguesa e brasileira sobre o direito do trabalho, que deveria ser a primeira em Angola porque ela acaba por reestruturar e redefinir o que viria depois, ela veio para inovar o desporto angolano e que esta obra é para sociedade académica, agentes desportivos, desportistas e os demais interessados, na medida em que ela vai divida em duas partes, na primeira fez-se uma abordagem sobre noções gerais do desporto, fiz uma cronologia do desporto em Angola desde 1975, onde evidenciou-se as principais figuras do desporto angolano, comparou-se o direito do desporto com outros ramos do direito, procurou-se estudar a problemática sobre a autonomia do direito do desporto. Na segunda parte falou-se sobre a corrupção no futebol, falamos também da problemática do doping que é o consumo de substâncias proibidas que influenciam positivamente o jogador, mas negativamente os resultados da verdade desportiva, violência doméstica no desporto entre outros. Afirmou ainda o autor “Nós queremos mostrar ao estado angolano que o desporto é importante para saúde para política e para economia, e que não se faz só com a bola no pé mais com outros meios”.

Augusto Chiliva um dos convidados para palestra disse que “o autor conseguiu fazer uma viagem naquilo que são as normas de direito para os profissionais de desporto e que a obra veio para fazer uma chamada de atenção aos Estados e praticantes de desporto, com vista a melhorar as políticas de desporto a nível de Angola pois nem todos têm o domínio das leis do desporto como o mesmo frisou que ele foi um dos mentores naquilo que foi a elaboração do decreto sobre a leis dos desportos em Angola com uma de suas obras intitulada Contrato de Trabalho e agora tirou a Introdução ao Direito do Desporto. Portanto é uma pessoa que sabe o que está a fazer é uma obra bem-vinda para o país e em especial para o desporto angolano”.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário