OCEANUS
Jornal Académico Oceanus
Pesquisa

APCMN COMPLETA O 2º ANIVERSÁRIO
Por Comunicação e Imagem (Leitora do Jornal), em 2019/07/22800 leram | 0 comentários | 392 gostam
A Academia de Pescas completou 2 anos no passado dia 17 de Julho de 2019 e o colectivo de trabalhadores comemorou em grande.

Somos uma instituição de ensino superior pública, com dimensão para a formação de quadros das pescas e ciências do mar, inaugurada aos 17 de Julho de 2017 pelo Ex Vice-presidente da República Manuel Domingos Vicente, e é tutelada a nível administrativo pelo Ministério das Pescas e do Mar, e a nível académico pelo Ministério do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação. A APCMN abriu as suas portas e deu oportunidade de emprego a uma equipa maioritariamente jovem, sendo para a maioria a primeira experiência de trabalho, por um lado, e para que outros acarretavam experiência de empresas privadas, mas com força de vontade no querer fazer e aprender deram um naquilo que início aos primeiros anos de vida da instituição.
Agora já no segundo ano de funcionamento contamos com 972 estudantes, e um quadro de funcionários administrativos e docentes que perfaz um total de 227 quadros que têm dado o melhor de si para o alcance dos objectivos da instituição no contexto do Plano Estratégico 2018/2020.
A APCMN é coordenada por uma Comissão de Gestão, com os seguintes membro:
Prof.ª Catedrática Carmen Ivelize Van-Dúnem do Sacramento Neto dos Santos;
Co-adjutor para Área Académica e Vida Estudantil, Prof.º Dr. Jerónimo Sanchos Mendes Evaristo;
Co-adjutor para Área de Infra-estrutura, Engenheiro Domingos Napoleão Machado.
Em pleno funcionamento no correspondente ao 3º ano académico oito (8) cursos, distribuídos por três (3) unidades orgânicas. A aposta na formação de quadros tem sido contínua e a realização de muitas actividades como Seminários, Workshops, Cursos de curta e média duração, Colóquios, Conferência, tanto em Angola como fora do país, sendo que muitas destas formações conferiram habilidades técnicas e crescimento profissional.
Durante estes anos participamos em feiras como de Tecnologias Ambientais em Luanda e Feira das Profissões em Moçâmedes. Este ano celebramos parcerias com Instituições do ramo com o objectivo de dar formações técnicas nas áreas de segurança marítima, mecânica, motores entre outros, assim como estágios curriculares, estágios técnicos e semi-profissionais.
No domínio da área académica e vida estudantil pode dizer-se que já estamos a meio caminho andado para o lançamento do primeiro grupo de licenciados para o mercado nacional e internacional com a melhor expectativa de toda família APCMN.
Entre visitas de estudo, feiras, olimpíadas do conhecimento, jornadas académicas, palestras, campanhas de limpeza, campanhas de doação de sangue, entre outros, os estudantes participam e organizam várias actividades extra-curriculares a fim de complementar a sua formação e saírem daqui não apenas com uma visão técnica específica do seu curso, mas também com saberes e experiências que formam um profissional preparado para dinâmica do mercado de trabalho.
Muitas foram as instituições, empresas e associações que nos visitaram e mostraram seu interesse em cooperar de alguma forma, mas particularmente os estudantes finalistas do ensino médio, técnico profissional e ensino geral, e não só manifestaram o interesse em fazer parte do corpo discente ao receberem toda informação sobre o programa curricular e as capacidades técnicas que APCMN oferece.
Ao longo destes dois anos de existência, já foram conquistados dois prémios, designadamente: um prémio nacional, na área do Ambiente e Tecnologias ambientais através da qualidade da amostra dos serviços da Academia na VI edição da Feira de Tecnologias Ambientais como melhor participação Universitária/Investigação em Junho de 2018; e um prémio internacional em Liderança de Qualidade pela BID.Org representando a categoria IQ 100 sobre os processos de gestão da Qualidade em Julho de 2018.
Nesta hora de alegria, vimos agradecer a todos que connosco, caminham e deixaram a sua marca na história da APCMN em honra e beneficio de toda a comunidade académica e sociedade do nosso país.
Gostávamos de fazer menção que durante este tempo de existência já tivemos momentos menos prósperos mas a equipa uniu forças para ultrapassar os desafios surgidos transformando-os em conquistas de superação institucional.
Auguramos aos nossos estudantes os melhores votos para que terminem a cada ano académico com êxito, e elevem o nome da APCMN além fronteiras, através de uma postura ética profissional e humilde.
O sucesso só depende de nós, se quisermos fazer história pois com persistência, determinação e teremos o rumo almejado para o ensino superior, principalmente para o domínio das Pescas e das Ciências do mar.
Feliz aniversário APCMN!
Trabalho,
Responsabilidade,
Respeito,
Liberdade,
Transparência.
A Academia de Pescas e Ciências do Mar do Namibe.
Moçâmedes, aos 17 de Julho de 2019.


Comentários

Escreva o seu Comentário