Jornal da D.F.
Jornal da E.m.e.f. Dezidério Fuzer
Pesquisa

Dia do Agricultor
Por Cristina Machado Severo (Professor), em 2021/07/30170 leram | 0 comentários | 51 gostam
Agricultor de São Miguel Velho fala sobre seu trabalho, lucro e despesas.
No dia 28/07, é comemorado o Dia do Agricultor. Em todo o mundo, eles produzem vários tipos de alimentos, tais como: arroz, soja, aveia, trigo e etc.
     O agricultor Everton José Pozzebon, morador de Restinga Sêca, da localidade de São Miguel Velho, produz arroz. Ele revela que a maioria do trabalho ocorre depois da colheita, quando precisa baixar a soca e esgotar no inverno, para que a terra fique seca. Isso é necessário para que se tenha condições de discar a terra e plantar na safra seguinte.
     Em meados de novembro/ dezembro, é feito o novo plantio. Depois disso, Everton, explica que é necessário passar ureia e colocar água até amadurecer e colher novamente, quando recomeça o ciclo.
     Após a colheita, o arroz é levado à cooperativa já seco pela secadeira, visto que Everton dispõe desse recurso para valorizar o seu produto, assim, obtendo lucro maior e sem arcar com a despesa da secagem.
     Geralmente, os agricultores trabalham por amor, além do bom lucro. Ele declara que poderia ter estudado, feito uma faculdade, mas que gostava da lavoura, por isso, seguiu a profissão.

Heron Ciliato Pozzebon, 9º


Comentários

Escreva o seu Comentário