Jornal da D.F.
Jornal da E.m.e.f. Dezidério Fuzer
Pesquisa

3 de julho - Dia da Discriminação Racial
Por Marianna Böck Schmengler (Aluna, 8°ano), em 2021/07/15172 leram | 0 comentários | 64 gostam
"Aprendi que os herois são aqueles que fazem a paz e a constroem." Nelson Mandela
A data começou a ser comemorada no ano de 1966 pela ONU. O movimento negro só foi realmente inicialzado em 7 de julho de 1978, por conta de um ato de descriminação racial que quatro jovens negros sofreram no Clube de Regatas Tiete em São Paulo.
A data comemora a vida das pessoas que lutaram e morreram na África do Sul, pela democracia e igualdade de direitos humanos durante o ocorrido de Apartheid.
A descriminação racial significa qualquer tipo de distinção, preferencia, restrição ou exclusão de raça, cor, origem, étnica, descendencia, etc. A diferença da discriminação e do preconceito é que quando por exempo, uma pessoa negra é barrada na porta de um estabelecimento é considerado uma descriminação racial. O preconceito vem de uma opinião pessoal de uma pessoa sem conhecimento do assunto.
O ato da descriminção racial ocorre muito na area de mercado de trabalho em grandes números no Brasil, é notavel quando olhamos a quantidde de líderes políticos negros, recortes raciais no censo do IBGE, ensino superior escasso, nas redes sociais ocorre a injúria racial, etc.
As raizes do racismo iniciouce na época da escravidão, quando ocorreu a ''anulação dos valores da cultura negra", comandada pelos colonizadores. Mais de 4 milhões de africanos foram deportados do Brasil em 1550 a 1850.
Hoje em dia a pena para a pratica ou indução da descriminação ou preconceito racial é de reclusão de um a tres anos incluindo multas.


Comentários

Escreva o seu Comentário