Jornal da D.F.
Jornal da E.m.e.f. Dezidério Fuzer
Pesquisa

25 DE JUNHO, DIA DO IMIGRANTE
Por Cristina Machado Severo (Professor), em 2021/07/02195 leram | 0 comentários | 52 gostam
Aqueles que deixaram as suas pátrias em busca de uma nova vida

O dia 25 de junho foi escolhido para comemorar o Dia do Imigrante. A imigração aconteceu no Brasil, quando foi abolida a escravidão.
Os imigrantes deixaram a sua terra natal para buscar condições de vida melhores no Brasil, vieram para trabalhar. Os povos que vieram foram os italianos, alemães, ucranianos, poloneses, africanos e japoneses. Todos estes trouxeram em suas bagagens, sua cultura, suas comidas, sua religião, suas danças, entre outros.
No Rio Grande do Sul, a imigração italiana e alemã são as mais presentes, tendo diversas cidades gaúchas em que a cultura destes povos é bastante evidente, como nos conta a senhora Luiza Franchi Grigoletto, descendente de imigrantes italianos. Ela relata que os seus avós Franchi vieram da Itália, para buscar condições melhores de vida, pois os tempos eram muito difíceis na Itália.
Luiza conta que seus avós vieram logo que casaram e trouxeram apenas seus pertences pessoais e a força de vontade de viver em condições melhores. Para isso, sempre lembravam que tinham deixado seus pais e seus irmãos, para aqui construir uma nova história, mas sem esquecer dos seus costumes.
Luiza ainda lembra que em suas casas eram falados os dialetos italianos e sempre comiam alimentos típicos.
Então, para homenagear estes povos, foi criado, através de Lei, o Dia do Imigrante, que é o dia de lembrarmos e celebrarmos aqueles que vieram para o Brasil e trouxeram a sua história e o seu trabalho.

FILIPE GRIGOLETTO PAPALIA


Comentários

Escreva o seu Comentário