Jornal da D.F.
Jornal da E.m.e.f. Dezidério Fuzer
Pesquisa

Dia do Citricultor
Por Matias Mario (Aluno, Oitavo), em 2021/06/30187 leram | 0 comentários | 55 gostam
O Dia do Citricultor é celebrado anualmente dia 8 de junho no Brasil.
A data foi estabelecida em 1969 e relembra da importância do profissional que cuida das plantações e da produção das frutas cítricas que são a laranja, limão, lima, tangerina, cidra e muitas outras como o abacaxi e acerola.

Ricas em vitamina C, elas são fundamentais para fortalecer os ossos e cartilagens e o sistema imunológico. O consumo dessas frutas é recomendável em todas as idades.
O Brasil responde por 80% da produção de suco de laranja no mundo e isso faz com que a citricultura seja umas das mais importantes indústrias do país. Além do mercado interno, as frutas são vendidas para os Estados Unidos, Canadá e Europa.
O Centro de Citricultura Sylvio Moreira, localizado em Cordeirópolis (SP) é um dos referentes em pesquisa de cítricos no Brasil e sua missão é tornar a produção dessas frutas cada vez mais eficiente para o mercado.
E o papel do citricultor é tão relevante, que faz do país o maior produtor mundial de laranja. Para a safra 2021/2022, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) estima uma produção de 294,1 milhões de caixas de 40,8 quilos no cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo e Sudoeste de Minas Gerais. O valor corresponde a um aumento de 9,51% com relação à última safra.
O Brasil também é líder na exportação mundial de suco de laranja. De acordo com o Comex Stat, em 2020, os embarques superaram US$ 1,4 bilhão. Já no primeiro quadrimestre de 2021, a exportação já supera 21,2% o registrado no mesmo período do ano passado. Segundo a CitrusBR, o Brasil responde por 79% do suco de laranja comercializado no mundo.
Se eu não tivesse pesquisado sobre o dia do citricultor não iria saber sua importância para a economia e a saúde que essa profissão traz para nos brasileiros.
Fonte: https://www.cnabrasil.org.br/noticias/dia-do-citricultor-produtores-de-frutas-citricas-garantem-alimento-saudavel-no-brasil-e-no-mundo .
https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-citricultor/.


Comentários

Escreva o seu Comentário