Jornal da D.F.
Jornal da E.m.e.f. Dezidério Fuzer
Pesquisa

O Dia Mundia do Meio Ambiente
Por Emeline Grings (Aluna, 8° ano), em 2021/06/17176 leram | 0 comentários | 70 gostam
O Dia Mundia do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de Junho
O dia mundial do meio ambiente é comemorado no dia 5 de junho, foi criado pela Organização das Nações Unidas ONU, e tem o objetivo principal chamar a atenção de toda a população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até hoje são considerados inesgotáveis.
  1972, durante a conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente humano, em Estocolmo a ONU instituiu o dia mundial do meio ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho. Essa data, que foi escolhida para o dia que foi dado início ao projeto.
  Nessa conferência, que ficou conhecida como conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança de de ver, agir e tratar as questões ambientais ao redor do mundo. Além de ter princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. Apesar do grande avanço que a conferência representou, não podemos dizer que todos os problemas foram resolvidos.
  Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas naturais, muitos pontos merecem ser revistos tantos pelos governantes de todo país tanto pela população para que os impactos sejam diminuídas. Se não for feito nada, o consumo exagerado dos recursos e a perda consecutiva de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente.
  Os principais problemas que afetam o meio ambiente, vamos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses problemas entre outros poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos nossos recursos naturais.
  Muitas pessoas acreditam que a mudança deve acontecer em escala mundial e que apenas uma pessoa não consegue mudar o mundo, é fundamental que cada um faça sua parte e que toda a sociedade reivindique o cumprimento das leis ambientais. O mundo tem que assumir uma postura de responsabilidade, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual de desmatamento e poluição do mundo em que vivemos.

Emeline Grings e Brenda Camargo


Comentários

Escreva o seu Comentário