Jornal da D.F.
Jornal da E.m.e.f. Dezidério Fuzer
Pesquisa

28 de junho- DIA DO ORGULHO LGBTQAI+
Por Marianna Böck Schmengler (Aluna, 8°ano), em 2021/06/16454 leram | 0 comentários | 314 gostam
No dia 28 de junho é comemorado em todo o mundo o Dia do Orgulho LGBTQAI+, com o objetivo de fazer com que as pessoas desse grupo aceitem sua sexualidade e não tenham vergonha da sua orientação sexual e de quem são.
A comunidade LGBTQAI+ é a reunião dos grupos que buscam por representatividade social fora das normas binárias de gênero e sexo, que ao longo dos séculos foram marginalizados e excluídos pela sociedade .
Cada letra da sigla LGBTQAI+ representa um grupo, sendo eles: Lésbicas (L) são mulheres cisgênero ou transgênero que se sentem atraídas afetivamente e sexualmente por outras mulheres cis ou trans, Gays (G) são homens cisgênero ou transgênero que se sentem atraídos por outros homens cis ou trans, Bissexuais (B) são os que se sentem atraídos afetivamente e sexualmente por mulheres e homens sejam eles cis ou trans, Transexual (T) pessoas transexuais não se identificam com o gênero biológico, ou seja, quem nasce com vagina e se identifica como homem ou quem nasce com pênis e se identifica como mulher ( mulher ou homem trans ), Queer (Q) é a pessoa que não se identifica 100% como homem ou 100% como mulher, surgindo ai o gênero fluido/andrógino, com características femininas e masculinas, Assexual (A) são as pessoas que não sentem atração sexual, seja do mesmo sexo ou do oposto, isso não significa que não possam amar outras pessoas, Intersexo (I) são pessoas que nascem com genitárias correspondentes a um sexo, mas o sistema reprodutivo e os hormônios do outro, ou podem apresentar uma anatomia sexual que não é masculina nem feminina, levando-os a fazer a cirurgia de redesignação sexual, eram chamadas de hermafroditas mas esse termo não é mais aceito socialmente, Demais orientações sexuais e identidades de gênero (+) a sigla ganha esse simbolo de soma no final como forma de incluir as demais variadas orientações sexuais e de identidade, são elas: Pansexuais, que desenvolvem sentimentos por pessoas independentemente de sua identidade de gênero ou sexo biológico, Não-binariedade, são as que não se sentem confortáveis com a conformidade do sistema binário homem/mulher, entre outros.
No final da década de 1960 a comunidade LGBTQAI+ veio a luta contra a homofobia, o marco fundamental foi o movimento que se estabeleceu em Stonewall- Nova Iorque , com a Revolta de Stonewall no dia 28 de junho de 1969 comandada por Symmy Larrat, Marsha P. Johnson e Sylvia Rivera, etc. Só a quase 30 anos depois em 1995 esse movimento começou a ser comemorado no Rio de Janeiro, foi iniciada durante a 17° Conferência da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans e Intersex.
O país considerado com o maior número de crimes cometidos contra os LGBTQAI+ é o Brasil, e apesar disso não possui nenhuma lei que criminalize explicitamente a homofobia e a transfobia.
Esse movimento se tornou importante na sociedade para ter como fim da criminalização da homossexualidade e o reconhecimento da identidade de gênero, incluindo leis que criminalizam a prática. E intenderem que amor é amor.


Comentários

Escreva o seu Comentário