Jornal da D.F.
Jornal da E.m.e.f. Dezidério Fuzer
Pesquisa

Festas juninas em meio à covid-19 na nossa escola
Por Ana Clara Giacomini (Aluna, 9º ano), em 2021/06/14220 leram | 0 comentários | 56 gostam
No Brasil, as festas juninas foram introduzidas pelos portugueses no período colonial. São João teria nascido em 24 de junho e é muito popular entre os portugueses que tiveram muitos reis com esse nome, os quais construíam capelas em honra ao santo
Já as festas juninas são festas tradicionais no Brasil, que acontecem no mês de junho. Na ocasião, prevalecem danças, comidas típicas, aglomerações.
 Agora, por conta da pandemia, não haverá mais as grandes festas juninas. Será tudo por casa, junto com a família e havendo a opção de fazer as comidas típicas da festa para matar a saudade.
Devido a essas adaptações, a Secretaria Municipal de Educação decidiu proporcionar um lanche diferenciado nas escolas no Dia de São João. Será servido bolo de milho, pipoca e quentão de suco de uva. Para adaptar, à Educação Infantil será servido suco de uva. A nutricionista do Município, Andressa Baseggio, contou que "Tudo será servido de acordo com os protocolos do Plano de Contingenciamento Municipal, por exemplo, servindo a pipoca em saquinhos individuais e cuidando o distanciamento no horário da alimentação".

A PIPOCA É UMA DAS COMIDAS MAIS SERVIDAS NAS FESTAS JUNINAS E SEU PRINCIPAL INGREDIENTE É O MILHO

 Andressa destaca ainda, a importância da cultura do milho em nossa alimentação, visto que, para a data, haverá dois pratos à base desse alimento. Para saber um pouco mais, confira, abaixo, os tipos de milho.
Milho dentado: milho dentado com indentação típica no topo do grão e endosperma farináceo(a) e milho duro (flint) com topo do grão arredondado e alta proporção de endosperma vítreo (b).
  Milho duro: é aquele que apresenta quanto a sua constituição, uma quantidade de endosperma córneo maior que amiláceo (farináceo), oferecendo forte resistência ao corte e exibindo, ao ser cortado, aspecto vítreo.
  Milho farináceo: o milho farináceo branco padroniza uma variedade crioula cultivada e mantida pelos agricultores familiares da região sul do Rio Grande do Sul. São plantas de porte baixo, com pouco mais de 2 metros de altura, o que facilita a colheita e o manejo.
  Milho pipoca: pipoca ou popoca (também chamado no Pará de pororoca) é um prato feito a partir de uma variedade especial de milho-pipoca, que estoura quando aquecido. Ao aquecermos os grãos desse milho de maneira rápida, a sua humidade interna é convertida em vapor.
Milho doce :o milho doce é uma variedade de milho com alto teor de açúcar. O Milho doce é o resultado de uma mutação recessiva que ocorre naturalmente nos genes que controlam a conversão de açúcar em amido dentro do endosperma do caroço do milho.

Maria Isabel e Ana Clara, com a colaboração de Anderson Puiatti




Comentários

Escreva o seu Comentário