Jornal da D.F.
Jornal da E.m.e.f. Dezidério Fuzer
Pesquisa

O que acontece com pais e filhos na adolescência
Por Marianna Böck Schmengler (Aluna, 8°ano), em 2021/05/27181 leram | 1 comentários | 63 gostam
A convivência entre pais e filhos adolescentes
A adolescência é a fase em que o jovem procura o autoconhecimento e, assim, também, a compreensão dos pais.
    São poucos os pais que entendem e participam da vida dos filhos, muitas vezes eles não entendem ou apenas não se importam com o que os adolescentes querem ou pensam, dando muita liberdade e pouca orientação sobre a vida adulta.
    Alguns pais conseguem ser um tanto quanto conservadores em um nível excessivo, e sufocando os filhos, não os deixando descobrir o que querem por si próprios.
    O fato dos adolescentes se isolarem na maior parte do tempo é que eles estão descobrindo o quão agradável pode ser a auto-suficiência, e isso é bom... Mas devemos tomar cuidado, pois nem sempre esse é o real motivo.
A falta de compreensão da família pode causar vários danos psicológicos no adolescente, como transtornos alimentares, ansiedade, depressão, pânico social, estresse, TDAH, esquizofrenia, mudanças repentinas no humor, entre vários outros problemas, e isso é mais comum do que parece. Pesquisas sociais foram feitas entre os adolescentes, e estima-se que pelo menos 30% tem algum desses transtornos ou até mais que um.
    A convivência familiar deve ser na base do afeto e respeito entre pais e filhos, cada um tem que ter seu espaço, tempo, e privacidade. Mas sempre se preocupando com os sentimentos de ambos.


Comentários
Por Maria Isabel da Silva Raddatz (Aluna, 8°), em 2021/06/23
Muito legal e interessante

Escreva o seu Comentário