Jornal da D.F.
Jornal da E.m.e.f. Dezidério Fuzer
Pesquisa

VISITA ESPECIAL
Por Cristina Machado Severo (Professor), em 2019/04/24320 leram | 0 comentários | 92 gostam
Alunos da D.F. visitam Jornal Tribuna de Restinga
No dia 17 de abril de 2019, os alunos do 8º, 9º e Classe de Aceleração fizeram um passeio até o jornal A Tribuna de Restinga para conhecerem o local onde o jornal é feito.
Ivo, proprietário do jornal, e Cabral, seu repórter, receberam as turmas com muita atenção. Eles explicaram como funciona um jornal hoje em dia, acompanhando a evolução tecnológica. Durante a visita, os alunos puderam ver a trajetória desse antigo veículo de comunicação, que foi do papel para a tela dos computadores e smartphones. O repórter Cabral contou que não escreve nada em papel, somente no celular, de onde as matérias saem quentinhas para serem publicadas no jornal A tribuna de Restinga. Na ocasião, Ivo mostrou aos alunos a 1ª edição do jornal, lançada há 15 anos, composta por 36 folhas.
Os alunos também ficaram interessados em saber a receita para se produzir um notícia: é a fórmula 3Q+cop, ou seja, todo repórter deve responder às questões QUEM, O QUÊ, QUANDO, POR QUÊ, ONDE e COMO. Ainda aproveitaram para pedir dicas de como fazer fotos com melhor qualidade.
A Tribuna de Restinga deixou de ser um jornal impresso e passou a ser 100% online para ter possibilidade de atingir um público maior. Cabreira revelou que apenas uma matéria chega a ter 40 mil acessos, um número muito superior à capacidade do jornal impresso. Além disso, Cabral ainda frisou: “Não importa a quantidade de pessoas trabalhando em um jornal, mas, sim, a competência e o empenho de cada um.”
Foi um dia de muito aprendizado para os jovens repórteres. No final, Ivo ainda distribuiu lembrancinhas aos alunos.
Por Mery Dyeini Soares Bock e Eduarda Kleinpaul – 9º Ano

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário