Jornal Cordovense
Jornal Online da Fregesia de Monte Córdova
Pesquisa

ALUNOS REPRESENTAM SESSÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL
Por Luisfilipe Maia C.p.n-1393 (Administrador do Jornal), em 2015/04/23137 leram | 0 comentários | 44 gostam
UM DIA POLÍTICO PRETENDE ESTIMULAR A PARTICIPAÇÃO CRÍTICA DOS JOVENS
Os alunos do 7º ano da Escola da Ponte e da EB 2,3 da Agrela, vão levar a cabo hoje, 23 de abril, pelas 10h00, a representação de uma sessão da assembleia municipal. A sessão tem lugar no salão nobre da Câmara Municipal e é o corolário do projeto “Um dia Político”, desenvolvido pela autarquia, que durante o ano letivo levou até aos alunos, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos, questões ligadas com a cidadania e a participação cívica.
Depois de terem tido sessões de esclarecimento sobre os diferentes órgãos de poder local e o seu funcionamento, a ideia é que reproduzam eles próprios o funcionamento normal de uma assembleia municipal.
Assim, um aluno desempenha o papel de presidente da mesa da assembleia e outros dos respetivos secretários. Está ainda assegurado o lugar do presidente de Câmara, vice-presidente evereadores, bem como deputados dos diferentes partidos.
Como assuntos da ordem de trabalhos, os alunos vão abordar questões relacionadas com o dia-a-dia na escola, nomeadamente no âmbito da prevenção de acidentes, de situações de violência e da educação para a saúde. No final da assembleia, tal como acontece nas assembleias municipais, as medidas serão levadas a votação.
Com este projeto pretende-se incentivar a participação ativa e democrática dos alunos,bem como fomentar a análise crítica e a partilha de ideias.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe