Jornal Cordovense
Jornal Online da Fregesia de Monte Córdova
Pesquisa

AUTARQUIA ACUSA GOVERNO DE FALTA DE INVESTIMENTO
Por Luisfilipe Maia C.p.n-1393 (Administrador do Jornal), em 2015/04/09157 leram | 0 comentários | 105 gostam
EM CAUSA A NECESSIDADE DE INTERVIR NAS EB 2,3 DE VILA DAS AVES E S. ROSENDO
O presidente da Câmara de Santo Tirso, Joaquim Couto, congratulou-se esta quinta-feira com o arranque, para breve, da conclusão das obras de modernização da Escola Secundária D. Dinis, lançadas pelo anterior Governo, no âmbito do programa Parque Escolar. No período que antecedeu a ordem do dia da reunião do executivo municipal, o autarca mostrou-se, contudo, preocupado com a falta de investimento do atual Governo na melhoria do restante parque escolar do concelho.
“De um conjunto de 13 obras previstas para o parque escolar da Área Metropolitana do Porto, Santo Tirso não foi, até ao momento, contemplado com qualquer investimento, pese embora as necessidades infraestruturais que ainda tem e as prioridades definidas pela Câmara Municipal”, criticou Joaquim Couto, lembrando que a autarquia estabeleceu como projetos prioritários junto do Ministério da Educação e da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento da Região Norte a requalificação das escolas EB 2,3 de Vila das Aves e S. Rosendo.
Nos últimos três anos, apontou, “o Governo não tomou qualquer iniciativa com vista a investir na melhoria do parque escolar do concelho, limitando-se, no caso da escola D. Dinis, a executar o projeto lançado pelo anterior executivo liderado pelo PS”.
O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso lembrou o trabalho desenvolvido pelo anterior Governo na área da Educação, período durante o qual Santo Tirso deu um salto significativo em matéria de condições físicas do parque escolar. Paralelamente, acrescentou, “a autarquia tem vindo a fazer um grande investimento em infraestruturação escolar, com a construção de novos equipamentos e com o melhoramento de escolas da sua responsabilidade”.
“Ou, ainda, com projetos de reabilitação em parceria com instituições do concelho, nomeadamente a Escola Profissional Agrícola Conde S. Bento, para a recuperação dos edifícios da Quinta de Fora, num investimento de 1,6 milhões de euros, sem apoios do Governo”, acrescentou.

Os vereadores do Partido Socialista, referiu Joaquim Couto, “estão preocupados, pois o Governo parece estar a preparar-se a discriminar o nosso concelho”, não fazendo os investimentos necessários no parque escolar que depende do Ministério da Educação.

VOTO DE LOUVOR
Ainda no período antes da ordem do dia da reunião desta quinta-feira, a Câmara Municipal de Santo aprovou, por unanimidade, um voto louvor e reconhecimento a Mário Jorge Machado, administrador da Estamparia Têxtil Adalberto Pinto da Silva.
O voto de louvor, proposto pela maioria socialista no executivo, teve em conta “a competência, o trabalho e a dedicação do administrador da Estamparia Têxtil Adalberto Pinto da Silva e a importância socioeconómica da empresa sediada na freguesia de Rebordões, entre as melhores do mundo no setor da estampagem”.
No âmbito da quarta jornada do Roteiro para uma Economia Dinâmica, dedicada à indústria têxtil e vestuário, o Presidente da República condecorou Mário Jorge Machado com as insígnias de comendador da Ordem de Mérito Industrial.

ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO
Dos pontos da ordem do dia, o executivo da Câmara Municipal de Santo Tirso aprovou, por unanimidade, a atribuição de um subsídio no valor de 17 mil euros à Junta de Freguesia de Agrela, para a aquisição de uma viatura para de primeira intervenção, combate, rescaldo e vigilância ativa pós-incêndio.
Desta forma, a autarquia reconhece “o importante papel das freguesias que se encontram próximas da população”, apoiando na totalidade, através da atribuição do respetivo subsídio, a compra de equipamento, neste caso na área da proteção civil.
O kit de primeira intervenção da Junta de Freguesa de Agrela integra anualmente o dispositivo municipal de defesa florestal.
Todos os restantes pontos da ordem de trabalhos da reunião do executivo camarário foram aprovados por unanimidade.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe