Jornal Cordovense
Jornal Online da Fregesia de Monte Córdova
Pesquisa

MERCADO NAZARENO TROUXE MILHARES A S. TIRSO
Por Luisfilipe Maia C.p.n-1393 (Administrador do Jornal), em 2015/04/08139 leram | 0 comentários | 87 gostam
Durante quatro dias, de 3 a 6 de abril, a programação cultural de Santo Tirso esteve em alta com a segunda edição do Mercado Nazareno.
Milhares de pessoas, incluindo muitos turistas espanhóis, juntaram-se às atividades e assistiram a várias recriações históricas.
Animação de rua, exposição de animais, demonstração de velhos ofícios como a forja, a talha, a carpintaria ou a curtimenta da pele foram alguns dos motivos que fizeram encher a Praça 25 de Abril durante o período da Páscoa.
Organizado pela Câmara Municipal de Santo Tirso pelo segundo ano consecutivo, o Mercado Nazareno teve como objetivo comemorar a Páscoa revivendo algumas das principais passagens bíblicas, mas também dar a conhecer os artesãos do concelho e da região. Para Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, o Mercado Nazareno tem “o mérito de ajudar a reviver algumas tradições pascais ao mesmo tempo que traz um novo fôlego à cidade e ao comércio de proximidade”. “Pretendemos desenvolver iniciativas que ajudem a promover Santo Tirso e os seus recursos, e que desta forma contribuam para atrair pessoas e fortalecer o nosso comércio”, esclarece ainda o autarca.
Estima-se que ao longo dos quatro dias tenham passado pela Praça 25 de Abril cerca de 25.000 pessoas. Joaquim Couto considera que “ foram amplamente superadas as expetativas em relação a esta edição do Mercado”, salientando não só a “enorme adesão por parte do público” mas também “o envolvimento e cooperação das diversas instituições do concelho, que foram determinantes para o sucesso da iniciativa” refere.

No domingo de Páscoa, o Mercado Nazareno teve como pontos altos as encenações da «Ressurreição» e «Entre Nós», transmitidas em direto no programa “Somos Portugal” da TVI.
No total, foram 19 as representações bíblicas apresentadas, tendo-se destacado na programação os momentos da “Via Sacra” e da “Crucificação”.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe