Jornal Cordovense
Jornal Online da Fregesia de Monte Córdova
Pesquisa

Intervenção de Andreia Neto
Por Luisfilipe Maia C.p.n-1393 (Administrador do Jornal), em 2015/07/05444 leram | 0 comentários | 123 gostam
“É imperioso que no espaço comum Europeu exista uma harmonização dos conceitos de liberdade, segurança e justiça”
A afirmação foi expressa pela deputada Andreia Neto no Plenário
O Governo levou a debate, no passado dia 24 de Junho, uma Proposta de Lei que visa aprovar o regime jurídico da transmissão e execução de sentenças em matéria penal que imponham penas de prisão ou outras medidas privativas da liberdade, para efeitos da execução dessas sentenças na União Europeia, bem como o regime jurídico da transmissão e execução de sentenças e de decisões relativas à liberdade condicional para efeitos da fiscalização das medidas de vigilância e das sanções alternativas. Intervindo em nome do PSD, Andreia Neto começou por recordar que têm sido muitas as diretivas comunitárias e as decisões quadro transpostas pela mão deste Governo, saudando a deputada a atuação do Executivo.
Neste aso concreto, destaca, o cumprimento do princípio do reconhecimento mútuo, como elemento de cooperação judiciária em matéria penal na União Europeia bem como o respeito pelos direitos humanos pelas liberdades fundamentais do Estado de Direito. “É imperioso que no espaço comum Europeu exista uma harmonização dos conceitos de liberdade, segurança e justiça”, sustentou a social-democrata, acrescentando que “sendo a Europa um espaço comum e globalizado os problemas necessariamente tendem a procurar soluções semelhantes, tanto mais quando estamos a falar de direitos, liberdades e garantias”.
Estando em causa uma matéria tão sensível como a da cidadania, Andreia Neto enfatizou que “o Grupo Parlamentar do PSD saúda o reforço vertido na transposição destas Decisões Quadro através de dois importantes instrumentos de integração e cooperação europeia em matéria judiciária penal”. “O Grupo Parlamentar do PSD congratula-se assim e nesse enquadramento com a adoção de um procedimento, inerente ao reconhecimento e execução de sentenças e decisões em matéria penal, não só relativamente ao cumprimento de pena e execução de sentenças e decisões em matéria penal, ao cumprimento de pena ou medida privativa de liberdade, como também no que concerne à pena de prisão suspensa na sua execução e à liberdade condicional”.
A terminar, a deputada referiu que os deputados do PSD estão disponíveis para debater o assunto na especialidade, de forma a construir um eventual aprofundamento do debate.





Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe