Jornal Cordovense
Jornal Online da Fregesia de Monte Córdova
Pesquisa

SANTO TIRSO APOSTA NA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS
Por Luisfilipe Maia C.p.n-1393 (Administrador do Jornal), em 2015/05/29408 leram | 0 comentários | 159 gostam
Uma equipa composta por 60 elementos integra o Dispositivo Municipal de Vigilância e Prevenção de Incêndios, apresentado esta quinta-feira, pela Câmara de Santo Tirso.
São mais de uma dezena de entidades envolvidas, apostadas em manter os bons resultados obtidos em 2014, em termos de área florestal ardida
Para isso, e durante o último ano, três equipas ajudaram a limpar 800 mil metros quadrados de terrenos. Um investimento da autarquia que ronda os 200 mil euros.

“Mais do que intervir quando as situações acontecem, é preciso preveni-las. Em Santo Tirso, fizemos esse trabalho e mesmo nos meses de outono, inverno e primavera, mantivemos equipas no terreno, a atuar na limpeza da floresta”, sublinhou o presidente da Câmara, Joaquim Couto.

Os 800 mil metros quadrados de terreno limpo resultaram do trabalho da equipa de sapadores florestais, da equipa de Defesa da Floresta Contra Incêndios e da equipa de Silvicultura Preventiva. Estas duas últimas, explicou Joaquim Couto, “uma aposta da Câmara de Santo Tirso”, composta por nove homens que, ao abrigo de um protocolo com o Instituto de Emprego e Formação Profissional, estavam desempregados e que a autarquia recrutou.

Ainda no âmbito da preparação desta época de incêndios, o Serviço Municipal de Proteção Civil notificou, entre março e abril, aproximadamente 750 proprietários, para limpeza dos seus terrenos.

Simultaneamente, estão a ser beneficiados cerca de 45 quilómetros de caminhos florestais nas freguesias do concelho com maior risco de incêndio florestal – um investimento da autarquia na ordem dos 40 mil euros –; foram isentos de IMI os prédios rústicos com ocupação florestal nos três anos consecutivos à data de realização da gestão de combustível; foram realizadas ações de sensibilização/formação/informação em juntas de freguesia e estabelecimentos de ensino, e foi feita uma campanha de fiscalização dissuasora e no âmbito da legislação DFCI.

“A Câmara Municipal de Santo Tirso tem uma política efetiva de prevenção que terá resultados durante a época de fogos florestais”, congratulou-se Joaquim Couto.

 

ARRANQUE A 1 DE JUNHO

O Dispositivo Municipal de Vigilância e Prevenção de Incêndios de 2015 vai estar no terreno no dia 1 de junho, segunda-feira, com várias equipas, entre as quais a de Defesa de Floresta Contra Incêndios, composta por cinco desempregados, integrados na equipa da Câmara Municipal, através do Contrato Emprego Inserção+. Uma medida que envolve um investimento da autarquia na ordem dos 18 mil euros.

O dispositivo municipal incluirá ainda duas equipas de intervenção permanente, com cinco homens cada, dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves; três equipas de combate a incêndios florestais, com cinco homens cada, duas das quais dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso e uma dos Bombeiros Voluntários Tirsense; duas equipas de combate a incêndios florestais, uma proveniente dos Bombeiros Voluntários de Vila das Aves e outra dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso.

Segundo anunciou Joaquim Couto, o investimento da autarquia é, globalmente, “de cerca de 200 mil euros”, com diversas equipas a funcionar e a trabalhar na defesa da floresta durante todo o ano.

Para o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, “é importante manter a aposta na prevenção” e, por isso, o Dispositivo Municipal de Vigilância e Prevenção de Incêndios continua “a ser uma prioridade do executivo”. Além disso, “contamos com a envolvência de várias entidades parcerias, pois só com equipas multidisciplinares podem ser conseguidos bons resultados”, concluiu Joaquim Couto.

Para além das equipas específicas, o dispositivo municipal conta também com outros meios, designadamente uma equipa de Sapadores Municipais, com cinco homens; uma equipa de Proteção Florestal da GNR, com um veículo de dois militares; uma equipa do comando da GNR de Santo Tirso e uma equipa da GNR de Vila das Aves, apoiadas em viaturas todo-o-terreno; militares da GNR montados a cavalo; duas equipas da PSP; uma equipa da Polícia Municipal; três equipas da Associação das Empresas do Setor Papeleiro e de Celulose; uma equipa de primeira intervenção da Junta de Freguesia de Agrela; e piquetes de Proteção Civil da Câmara Municipal.

Santo Tirso tem uma área florestal de 6475 hectares, o que representa cerca de 47 por cento da área total (14 mil hectares). Segundo dados nacionais, Santo Tirso registou, entre os dias 1 de janeiro e 30 de setembro de 2014, cinco incêndios e 83 fogachos, num total de 88 ocorrências. O total de área ardida, neste período, fixou-se nos cerca de 15 hectares: 12,95 de mato e 2,68 em povoamentos.

São dados encorajadores, que se justificam com dois factos: as condições meteorológicas desfavoráveis à ocorrência de fogos e o esforço do executivo municipal em colocar no terreno, durante o período mais crítico, um dispositivo eficaz de prevenção e vigilância.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe