Jornal Cordovense
Jornal Online da Fregesia de Monte Córdova
Pesquisa

RALLY DE PORTUGAL INICIA-SE AMANHÃ
Por Luisfilipe Maia C.p.n-1393 (Administrador do Jornal), em 2015/05/20148 leram | 0 comentários | 92 gostam
A prova automobilística de referência mundial começa amanhã 21 de maio, na cidade onde nasceu Portugal. O público poderá assistir á prova em vários locais do Campo de São Mamede.
A partida do primeiro carro da edição deste ano do WRC Vodafone Rally de Portugal está marcada para as 18:10 horas desta quinta-feira, 21 de maio, no Campo de São Mamede, junto ao Castelo de Guimarães, de onde sairão os 96 carros em direção ao centro de Guimarães, com passagem simbólica em frente à estátua do Primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques.
Os carros de competição vão percorrer alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, desde o Largo da Mumadona, Avenida Alberto Sampaio (Muralha), Alameda de São Dâmaso e Largo do Toural, conhecido como a sala de visitas de Guimarães cuja praça será contornada pelos pilotos em direção à Avenida D. Afonso Henriques, seguindo para Urgezes com destino à autoestrada (A11).
O “Cerimonial Start” de Guimarães irá privilegiar o público, que terá todas as condições para assistir à sessão de abertura do Rally de Portugal, sendo criado um espaço próprio entre os carros de competição permitindo que as pessoas possam estar de frente para o Castelo, onde decorrerá na sua encosta a recriação de uma feira medieval, promovendo-se para todo o mundo a quinta edição da Feira Afonsina, que este ano decorrerá entre 26 e 28 de junho.
Os pilotos começam a chegar ao parque fechado do Campo de São Mamede a partir das 14:30 horas, altura em que o público poderá apreciar os 96 carros do Rally de Portugal, onde participa o vimaranense Pedro Meireles, atual campeão nacional de Ralis que estreará nesta competição o novo Skoda Fabia R5. Entre as 17:25 e as 17:50 horas, decorrerá uma sessão de autógrafos com os pilotos numa das tendas do recinto.
Totalmente disputado a norte do rio Douro, o Rally de Portugal apresenta um formato compacto, com uma extensão total de 1.529,43 km, dos quais 354,35 km correspondem a 16 provas de classificação repartidas pelos quatro dias de competição. Os primeiros quilómetros cronometrados da mais importante prova do desporto motorizado que se realiza em Portugal vão disputar-se na pista de ralicross de Lousada, palco da única Super Especial da prova.
No segundo dia de competição (sexta-feira, 22 de maio) os concorrentes ao WRC Vodafone Rally de Portugal rumam ao Alto Minho para enfrentar uma dupla passagem pelos troços de Ponte de Lima (27,45 km), Caminha (18,05 km) e Viana do Castelo (18,79 km). Este figurino competitivo repete-se no sábado, 23 de maio, agora na região do Marão, com duas passagens pelas classificativas de Baião (18,57 km), Marão (27,64 km) e Amarante (37,67 km).
Para domingo, 24 de maio, estão reservados dois troços: Fafe (11,15 km), cuja secção final foi utilizada nos últimos três anos como palco do bem-sucedido WRC Fafe Rally Sprint, será disputado por duas vezes, a segunda das quais corresponderá ao Power Stage, entre as quais se intercalará uma passagem pela longa classificativa de Vieira do Minho, a qual, com os seus 32,35 km, poderá ter um papel de relevo no estabelecimento da classificação final.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe