Jornal Cordovense
Jornal Online da Fregesia de Monte Córdova
Pesquisa

REDUÇÃO DO IMI EM SANTO TIRSO
Por Luisfilipe Maia C.p.n-1393 (Administrador do Jornal), em 2015/05/08162 leram | 0 comentários | 45 gostam
Tendo chegado ao conhecimento da Câmara Municipal de Santo Tirso algumas dúvidas e reclamações a propósito do pagamento da taxa do Imposto Municipal de Imóveis (IMI), cumpre-nos esclarecer o seguinte:
1. Apesar da taxa máxima legal para o IMI ser de 0,5%, a Câmara Municipal de Santo Tirso estipulou uma redução deste imposto, fixando o valor da taxa nos 0,375%, ou seja, 25% abaixo do limite máximo estipulado por lei.

 

2. O valor aplicado pela Câmara Municipal de Santo Tirso alivia as famílias e, ao mesmo tempo, mantém o equilíbrio das contas da autarquia. Muitos Municípios vizinhos aplicam a taxa máxima de IMI por causa de desequilíbrios financeiros, o que não acontece em Santo Tirso;

 
3. A Câmara Municipal de Santo Tirso, ao ter tido a preocupação de reduzir a taxa de IMI, permitiu que as famílias do concelho tivessem tido uma diminuição da carga fiscal em 2,2 milhões de euros;

 

4. Muito embora a redução de IMI aplicada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, a verdade é que muitas famílias foram confrontadas com a subida deste imposto. Um cenário que aconteceu a nível nacional, e não apenas em Santo Tirso, e que é exclusivamente da responsabilidade do Governo, por duas razões fundamentais:

a. Reavaliação dos prédios segundo critérios contestados pela DECO, que considerou que os munícipes estão a pagar IMI a mais, por a idade e o valor de construção dos imóveis não serem revistos automaticamente;

b. Fim da cláusula de salvaguarda, a qual limitava até 75 euros o aumento anual do imposto e que foi revogada pelo Governo.

 
5. A Câmara de Santo Tirso tem um serviço ao Munícipe, no sentido de prestar todo o apoio a quem pretenda esclarecimentos sobre o regime de isenção de IMI, bem como contestar a avaliação do seu imóvel, nas Finanças. Para isso, basta dirigir-se ao Balcão Único da Câmara Municipal de Santo Tirso.

Concluindo, o facto das famílias estarem a pagar mais IMI é da inteira responsabilidade do Governo e não da Câmara Municipal de Santo Tirso que tem agido de acordo com os interesses da população, nomeadamente ao ter fixado o IMI 25 por cento abaixo do máximo estipulado por lei.
 
Santo Tirso, 2014-05-08

Gabinete de Comunicação da Câmara Municipal de Santo Tirso


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe