Jornal do AERSI
Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel
Pesquisa

Mês Internacional da Biblioteca Escolar - Outubro
Por Helena Felizardo (Professora), em 2019/11/10355 leram | 0 comentários | 104 gostam
No âmbito das comemorações do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, incluímos encontros com escritores nas escolas e jardins do nosso Agrupamento e uma visita guiada à biblioteca escolar para todos os alunos e encarregados de educação do 5º ano.
E foi assim o Mês Internacional da Biblioteca Escolar no nosso Agrupamento...
Nos dias 8, 9, 29 e 30 de outubro, realizámos uma ronda de encontros com a escritora Trindade Pereira, que apresentou o seu livro "O Piratinha Brincalhão" pelas escolas e Jardins do nosso Agrupamento, numa divertida sessão de histórias de piratas e canções animadas!
No dia 15 de outubro, contámos com a colaboração do escritor Miguel Rodrigues que se fez acompanhar da atriz Inês Almeida, que dramatizou alguns excertos do Livro "O Menino que Voava com os Pés no Chão". Assim, os nossos alunos da EB1 de Ortigosa, da EB1 de Lameira e da EB1 de Serra Porto de Urso tiveram a possibilidade de conhecer o mundo fascinante de Luisinho, o pequeno protagonista da história, que se encanta com o significado de cada nova palavra que descobre no seu primeiro dicionário!
Depois das histórias, houve sempre um tempo dedicado às perguntas e aos autógrafos, o que permitiu um contacto mais próximo das crianças com os nossos escritores convidados.
Ainda no âmbito do Mês Internacional da Biblioteca Escolar, realizámos uma visita guiada à Biblioteca Escolar de todas as turmas do 5º ano de escolaridade, como habitualmente, de modo a integrar os nossos jovens estudantes nas dinâmicas desta estrutura escolar que, em parceria com todos os departamentos e substruturas do Agrupamento, contribui para o desenvolvimento das literacias da leitura, dos media e da informação. Estas visitas guiadas culminaram com a receção dos os Pais e os Encarregados de Educação dos alunos do 5º ano, no dia 25 de outubro, à noite, a fim de dar a conhecer os espaços e os recursos da Biblioteca Escolar, assim como as atividades e os projetos que desenvolve ao longo do ano letivo.
Nessa noite, depois de terem sido transmitidas todas as informações pertinentes, houve um momento de convívio e partilha de ideias à volta de um Porto de Honra.
Esta receção dos encarregados de educação dos alunos do 5º ano faz parte de um conjunto de iniciativas que visam abrir as portas da Biblioteca Escolar, de modo a alargar cada vez mais os seus serviços à comunidade educativa e local, num projeto denominado “A Biblioteca ComVida a Comunidade!
Estas atividades inseridas no Mês Internacional da Biblioteca Escolar são apenas o início de todo um plano de atividades repleto de momentos lúdicos e formativos que esperamos sejam enriquecedores para toda a comunidade escolar e promotora da construção e consolidação de inúmeros saberes disciplinares e transversais.
Veja mais pormenores das atividades no blogue da Biblioteca Escolar - https://be-sede-aersi.blogspot.com/

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário