Jornal do AERSI
Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel
Pesquisa

Dia Mundial da Alimentação Saudável
Por Ascensão Conceição (Professora), em 2019/10/18726 leram | 0 comentários | 111 gostam
Como se comemorou o Dia Mundial da Alimentação Saudável na nossa Escola-Sede? Quem participou e como? Qual ou quais as intenções que levaram alunos e professores a aderirem a esta iniciativa? Continue a ler para encontrar as respostas...
Ao longo deste primeiro mês de aulas, todos os alunos do 6ºano de escolaridade juntamente com as professoras de Ciências Naturais das turmas, debateram o que seria uma alimentação saudável, como trabalhar com os pais e avós (pois estes acompanham cada vez mais a "lancheira" dos seus netos), através dos seus educandos, os benefícios e riscos para a saúde, o ingerir este ou aquele tipo de alimento, ou, o não ingerir este ou outro alimento.
Os alunos começaram a trazer os seus lanches e a analisa-los na sala de aula, quanto ao seu valor nutricional, aos aditivos que continham e ao prazo de validade inscrito no rótulo.
Aos poucos, semana após semana, fomos verificando que a dita "lancheira", já trazia menos bolachas ou croissants ou outros embalados que começavam a ser substituídos por pão, fruta fresca, frutos secos como nozes e amêndoas, por exemplo… Os sumos de pacote já passavam a vir muito raramente e apareciam pequenos frasquinhos de sumos feitos em casa, de frutas variadas ou simplesmente sumo de laranja!
Os alunos vinham todos os dias com comentários, como em suas casas se comeu uma sopa excelente no início da refeição, como se privilegiaram os hidratos de carbono, as proteínas e outros nutrientes nas quantidades adequadas consoante a roda dos alimentos ou a pirâmide mediterrânica (que pediram aos pais para ajudarem a construir para a exposição).
Surge, então o Dia Mundial da Alimentação Saudável, dia 16 de outubro. Os alunos andavam atarefados e eufóricos no pedido de colaboração dos seus pais para poderem trazer alimentos frescos e saudáveis. Combinaram entre eles quem trazia o quê. Quem trazia os cestos, os produtos para não se repetirem, os guardanapos para enfeitar os cestos e queriam muito, muito ir levar os seus "bens" a todos os professores, colegas, funcionários e Direção da Escola. E assim fizeram! Com todo o entusiasmo típico destas idades, com toda a alegria e orgulho pelo que tinham feito e organizado, com toda a simplicidade nos gestos e nas palavras, viveram de facto o seu "Dia da Alimentação Saudável"!
Para todos eles o nosso muito obrigado e para nós que sendo adultos, soubemos mimar com gestos e palavras meigas o trabalho por eles executado.
Bem-hajam!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário