Jornal do AERSI
Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel
Pesquisa

Literacia Sociodigital... Preparar o futuro!
Por Helena Felizardo (Professora), em 2019/06/13290 leram | 0 comentários | 15 gostam
A implementação de uma oferta de escola, desde o ano letivo de 2014-2015, no 2º ciclo de escolaridade, denominada Literacia Sociodigital, surgiu de uma decisão de Conselho Pedagógico, a partir do trabalho desenvolvido pela Biblioteca Escolar.
A Literacia Sociodigital não é uma disciplina TIC. Pois, mais do que aprender as tecnologias ou das tecnologias, pretendemos que os nossos alunos aprendam com as tecnologias.
Aprender mais… aprender melhor é o nosso lema!
Em Literacia Sociodigital, todas as semanas, trabalhamos várias áreas da competência digital: a literacia da informação e de dados, a comunicação e a colaboração, a criação de conteúdos digitais, a segurança e a resolução de problemas.
Assim, nesta oferta de escola, os alunos tem a oportunidade de desenvolver diversas atividades, colaborativamente, realizando pesquisas, criando conteúdos digitais, apresentando e comunicando os seus projetos à turma e avaliando sistematicamente o trabalho efetuado.
Nas estratégias de trabalho, procuramos diversificar e combinar as fontes de informação, assim como diversificar as formas de comunicar e partilhar conhecimento, através de diferentes ferramentas da web 2.0.
Deste modo, procuramos preparar os nossos jovens para o futuro, dotando-os das competências do século XXI, para que possam ser utilizadores críticos e criativos da abundante informação que circula nas redes, através de uma utilização ponderada e refletida das tecnologias digitais e para que consigam trabalhar colaborativamente, numa sociedade em rede.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário