Jornal do AERSI
Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel
Pesquisa

A Biblioteca ComVida à Leitura
Por Helena Felizardo (Professora), em 2019/05/21525 leram | 0 comentários | 97 gostam
Um dos Projetos mais relevantes da Biblioteca Escolar para a promoção da leitura é, sem dúvida, A Biblioteca ComVida à Leitura, em curso desde 2015, inicialmente denominado, “Hoje vamos à BE!”.
A promoção da leitura e a criação de (novos) leitores são os desígnios mais importantes da Biblioteca Escolar! Para isso, são desenvolvidas inúmeras atividades e projetos, ao longo do ano, no sentido de atrair não apenas os habituais leitores, mas também para cativar novos públicos no seio da nossa comunidade escolar.
Um dos Projetos mais relevantes para o cumprimento desta missão é, sem dúvida, A Biblioteca ComVida à Leitura, em curso desde 2015, inicialmente denominado, “Hoje vamos à BE!”.
No âmbito deste projeto, todas as turmas se deslocam regulamente à Biblioteca, acompanhadas do seu Diretor de turma, a fim de desenvolver atividades de leitura individual e silenciosa ou leituras partilhadas, em voz alta. Algumas vezes, os alunos são surpreendidos com a audição de uma história pela professora bibliotecária.
A persistência das atividades desenvolvidas no âmbito deste projeto, ao longo do tempo, tem compensado o esforço de todos os professores que contribuem para o seu sucesso pois, por vezes, recebemos algumas surpresas agradáveis… como a visita de ontem, da turma do 7ºA, que aproveitou a deslocação à Biblioteca Escolar, com o professor de Português, para desenvolver uma atividade diferente: a leitura dramatizada de excertos da obra “Leandro, O Rei da Helíria” de Alive Vieira. Em primeiro lugar, prepararam-se com uma leitura silenciosa e concentrada, em diferentes suportes - impresso e digital. Depois procederam à encenação de algumas cenas da obra em estudo.
Muitos parabéns! Foi muito divertido!

"A leitura é muito mais do que uma simples relação dos olhos com os livros... A leitura é um espaço, um lugar predileto, uma luz escolhida, um ritual em que importa até a época do ano." Autor: Luis García Montero (Poeta e crítico literário espanhol

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário