ILHA DE PRATA
Jornal Ilha de Prata
Pesquisa

TURISMO NA ILHA:
Por Marcio Henrique (Leitor do Jornal), em 2018/06/20298 leram | 0 comentários | 81 gostam
“TUBIACANGA, UMA COLÔNIA DE PESCADORES PARADA NO TEMPO”
Um quase paraíso, se não fosse a poluição da Baía de Guanabara. Uma Colônia de Pescadores em que a 40 anos atrás a pesca era realmente a principal atividade; onde o peixe aparecia com fartura nas redes de pesca e nos anzóis; lugar em que se comia peixe frito na beira da praia, em noites de lua cheia.
Tubiacanga hoje em dia não sabe o que é. Não é bairro e fica tão afastada do restante da Ilha que simplesmente parece não pertencer a esse “Governador” que seus habitantes ouvem falar. Seu dia-a-dia parece de cidade de interior. Lá não tem Banco, não tem hospital, nem cabine de Polícia tem. Seu Cláudio, 78 anos, pescador aposentado, viúvo, nos conta o quanto Tubiacanga era bom. Até para chegar lá era complicado, disse ele, pois a estrada não era asfaltada e era buraco puro que muitas e muitas vezes era percorrido de bicicleta com sua esposa na garupa. Foram mais de 50 anos de casados vividos na beira da praia de Tubiacanga. De tardes de beijos na Praia dos Gaegos, vendo o sol se por atrás das montanhas, no fundo da Baía de Guanabara.
O tempo passou, e Tubiacanga continua com o clima e o jeito de Vila de Pescadores, onde tudo e nada acontece ao mesmo tempo. Onde seus moradores vivem receosos de que um dia terão que se retirar dali para dar lugar a mais uma grande pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Se isso acontecer um dia, será o progresso matando um passado que é cultivado diariamente nesse pequeno lugarejo da Ilha (considerado uma pequena parte do Galeão).

Texto e Fotografia: Roberto Macchiute

TURISMO NA ILHA: “TUBIACANGA, UMA COLÔNIA DE PESCADORES PARADA NO TEMPO”

✈️ Ecotur ILHA
Ecologia, História e Turismo na Ilha do Governador!


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe