Gazeta do Madre
Gazeta da Escola Madre Cecília Cros
Pesquisa

Férias!! E agora?
Por Mel Müller (Professora), em 2015/07/06664 leram | 0 comentários | 122 gostam
As férias chegaram para alegria das crianças e preocupação dos pais. Como ocupar todo este tempo da criançada de maneira saudável?
Antigamente, não tinha nada de whattsapp, computador, nem celular. Para as crianças era tudo brincadeira dentro ou fora de casa, com corda, bonecas, pega-pega, pipa, peteca e jogos de tabuleiro.
Hoje em dia a tecnologia invadiu nossas casas e poucas são as crianças que nunca pediram pra jogar no celular da mãe ou descobrir como funciona o computador do pai.
Agora nas férias o tempo que as crianças ficam na frente do computador, celular ou tablet, aumenta bastante. Mas isso é saudável?
Os alunos do 5º ano pesquisaram sobre o assunto e descobriram informações valiosas. Veja nossas principais descobertas:
- A Academia Americana de Pediatria (AAP), afirma existir uma ligação entre o excesso de computador e obesidade infantil; estando também ligada aos transtornos de deficit de aprendizagem (TDA). Para evitar estes problemas, crianças de até 12 anos devem usar aparelhos tecnológicos por até 2HORAS DIÁRIAS.
- Segundo a Universidade de Sidney, na Austrália, muito tempo em frente ao computador, pode levar a um comportamento agressivo e antissocial, além de aumentar as chances de fazer bullying.
- O PC, também é um vilão responsável por problemas como L.E.R. (lesão por esforço repetitivo), olhos ressecados, pescoço tensionado.
A "tropa de elite do Madre", trouxe 08 super dicas do que fazer com os pequenos nestas férias, confira:

1- Brincando de "Chef" = Que tal chamar a criançada para, juntos, experimentarem uma nova receita, ou mesmo fazerem aquela delícia que eles tanto adoram?

2-Caça ao tesouro = Esconda um prêmio (saco de balas, por exemplo) e espalhe bilhetinhos com charadas que, respondidas, levam a outra pista. E assim por diante, até o tesouro.

3- Massinha = Que tal criarem um desafio de representar os personagens do desenho favorito do seu filho usando massa de modelar?

4- Teatro de fantoches = Vocês podem criar personagens e dar vida ás histórias, usando saquinhos de pipoca (é super barato nas casas de embalagem)

5- Carimbando com isopor = Aproveite os pratinhos de isopor que acompanham os alimentos que compramos no mercado (queijo por exemplo) e peça pra seu filho fazer um desenho nele, em seguida passe tinta guache e pressione sobre uma folha. Pronto! O desenho ficará estampado.

6- Ateliê de pintura = Tinta guache, folhas e pincel. Poucas coisas garantem muita diversão!

7-Brincadeiras antigas = Que tal ensinar aos pequenos alguma brincadeira do "seu tempo". Aqui vale desde "5 marias", "pé de lata", "cobra-cega", "passa-anel" até onde sua memória chegar.

8- Mímica = Escolha um tema e escreva vários cartões para serem representados, não esqueça de marcar os pontos! Essa brincadeira garante muitas risadas e muita alegria.

E você, conhece alguma brincadeira divertida para fazermos em casa nestas férias? Deixe sua sugestão nos comentários!

(Texto coletivo 5º ano)

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe