Francisco Bagatini
Jornal da E. E. F. Francisco Bagatini
Pesquisa

VIAGEM DE ESTUDOS
Por Tiago Machado Kern (Professor), em 2014/07/14227 leram | 0 comentários | 57 gostam
O projeto 6º viagem de estudos: Guias mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann, patrocinado pela Tractebel Energia GDF Suez, foi realizado nos dias 07, 08 e 09 de maio de 2014, com alunos da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini.
Projeto 6ª viagem de estudos: Guias Mirins
      
   O projeto 6º viagem de estudos: Guias Mirins do Parque Estadual Fritz Plaumann, patrocinado pela Tractebel Energia GDF Suez, foi realizado nos dias 07, 08 e 09 de maio de 2014, com alunos da Escola de Ensino Fundamental Francisco Bagatini , de Sede Brum , Concórdia, SC.
      O grupo composto pela equipe da ECOPEF, 04 membros do corpo docente e 21 alunos do 7º e 8º ano teve a oportunidade de conhecer atividades ligadas à educação ambiental, realizadas em Florianópolis e no seu entorno.
      Na quarta-feira, dia da chegada à capital, a ECOPEF juntamente com alunos e a diretora, realizaram uma palestra na sede da Fundação de Meio Ambiente (FATMA) para servidores e dirigentes da mesma, apresentando os resultados obtidos nos 07 anos de parceria para gestão da Unidade de Conservação (UC), ressaltados pelos trabalhos desenvolvidos em prol ao uso público e projetos envolvendo as comunidades rurais localizadas no entorno do Parque, em especial os aniversários de visitação e as viagens de estudos dos guias mirins, projetos patrocinados pela Tractebel Energia GDF Suez.
     No dia 08, quinta-feira, o grupo iniciou as atividades deslocando-se à sede do Parque Estadual do Rio Vermelho, onde ouviram explanações sobre esta Unidade de Conservação e também conheceram o trabalho realizado pela Polícia Militar Ambiental no CETAS- Centro de Triagem de Animais Silvestres, única unidade de Santa Catarina. Na sequencia, foi visitado o Projeto TAMAR – Florianópolis, a atividade contou com palestra, e visita orientada aos tanques com exemplares de tartarugas marinhas encontradas na orla brasileira. Toda atividade foi acompanhada por um monitor que repassou diversas informações referentes ao projeto e a ecologia das tartarugas marinhas.
      No período da tarde o grupo realizou atividades de recreação e lazer. A praia dos Ingleses foi o destino escolhido, sendo que muitos dos guias mirins tiveram a sua primeira oportunidade de contato com o ambiente marinho. À noite, a visita ao shopping complementou as atividades de lazer previstas para os envolvidos no projeto.
      No ultimo dia de atividades o grupo deslocou-se da ilha de Florianópolis para o município de Palhoça, na Baixada do Maciambu onde está localizado o Centro de Visitantes do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, a maior UC de Santa Catarina, que abrange cerca de 84.000 Ha, aproximadamente 1% do território catarinense. A chefe do Parque Morgana Eltz Henrich conduziu as atividades de educação ambiental programadas. Inicialmente o grupo conheceu o centro de visitantes da UC e em seu auditório foi realizada uma palestra que abordou a importância das Unidades de Conservação, histórico do Parque da Serra do Tabuleiro, entre outros temas. Em seguida o grupo conheceu a Trilha do Maciambu, que fica totalmente inserida em área de restinga.
     Muitos conhecimentos e experiências puderam ser vivenciados na 6º viagem de estudos dos guias-mirins, tanto para a ECOPEF como para os alunos e professores envolvidos no projeto, cabe destacar que só foi possível a realização da viagem por meio do apoio financeiro integral da empresa Tractebel Energia GDF Suez

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário