Folha Cefet
Jornal Escolar do Cefet - Unidade Maria da Graça
Pesquisa

NAPNE Maracanã inaugura Sala de Leitura
Por Ana Araujo (Leitora do Jornal), em 2019/09/05691 leram | 0 comentários | 103 gostam
No âmbito do projeto de extensão “Ledores: olhos que conduzem ao saber”, o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do Maracanã inaugurou, no espaço da Biblioteca Central, sua Sala de Leitura.
No dia 29 de agosto, o Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) da unidade-sede do CEFET-RJ, no Maracanã, inaugurou uma sala de leitura para atendimento aos discentes acompanhados pela equipe, no âmbito do projeto de extensão intitulado “Ledores: olhos que conduzem ao saber”.

Localizada no espaço da Biblioteca Central do Maracanã, inicialmente, a sala foi pensada para atender à necessidade específica de um aluno do Ensino Médio do curso técnico de Informática com deficiência visual. O auxílio de um ledor é muito importante para ajudar alunos como ele, uma vez que nem todos os textos utilizados na sua formação escolar estão disponíveis em braile. De acordo com a atual coordenadora do NAPNE, a pedagoga Margareth Amaral, “ledor é a pessoa que se dispõe a realizar leituras para aqueles que não conseguem ler textos em tinta com autonomia, como cegos e pessoas de baixa visão, ou para aqueles que têm dificuldade na leitura, como alguns casos de autismo, deficiência intelectual, déficit de atenção entre outros”.

Na sala de leitura, há um computador com softwares de leitura de tela instalados (DOSVOX e NVDA). Um grupo de servidores e alunos voluntários, capacitados como ledores, prestarão atendimento aos frequentadores do espaço, conforme os horários afixados na sua porta. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2566-3172 ou e-mail napne.maracanã@gmail.com.

A inauguração da sala contou com a presença de representantes de diferentes segmentos da comunidade escolar. Veja algumas fotos:

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe