Folha Cefet
Jornal Escolar do Cefet - Unidade Maria da Graça
Pesquisa

Cobertura do debate eleitoral no campus Maracanã
Por Folha Cefet (Aluno, 2017), em 2019/04/17689 leram | 0 comentários | 115 gostam
Ainda não decidiu seu voto? A equipe do Folha Cefet acompanhou o debate entre os candidatos à Direção Geral e pode te ajudar! Veja alguns momentos!!
Os estudantes Bruno Correa (3Aed/campus Maracanã), Daniela Oliveira (3Amet/campus Maracanã) e Bianca Vasconcelos (3Btur/campus Maracanã), junto à coordenação do projeto, estiveram presentes no debate eleitoral ocorrido em 17 de abril e trazem para os leitores , na véspera do início do período das eleições gerais (24 a 26 de abril), um relato de momentos importantes deste evento.

No auditório I do campus Maracanã, ocorreu o segundo debate eleitoral para a Direção Geral do Cefet-RJ, organizado por diferentes entidades representativas da comunidade. Ao longo de 3 horas (11h/14h), divididas em 4 blocos, as três chapas inscritas tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas, fazer perguntas para os concorrentes, responder questionamentos da comunidade e pedir o voto de estudantes, docentes e técnico-administrativos.

No primeiro bloco, os candidatos Sérgio Araújo (chapa 10), Maurício Motta (chapa 20) e Hilário Rodrigues (chapa 30) tiveram 10 minutos para fazerem a apresentação de suas propostas, respeitando-se o número de cadastro das chapas.

No segundo bloco, a partir de sorteio realizado perante a plateia, os candidatos fizeram perguntas entre si. No terceiro, as perguntas partiram dos estudantes, docentes e técnico-administrativos: todos os presentes puderam direcionar perguntas gerais aos candidatos, por meio de formulário a ser depositado nas urnas dispostas no palco. Não foi permitido o anonimato, ou seja, quem desejou realizar questões para debate, assinou o formulário a ser colocado na urna referente ao seu segmento. Foram sorteadas três questões por segmento e não houve direcionamento para um candidato específico, isto é, a pergunta, validada pelo mediador do debate, Professor Roberto (IFRJ), era feita após sorteio também da chapa que responderia.

No último bloco, cada chapa teve 5 minutos para tecer suas considerações finais e pedir o voto da comunidade.

****************************************************************

LEIA UM RESUMO DA APRESENTAÇÃO das candidaturas e do Plano de Gestão das respectivas chapas concorrentes ao cargo de Diretor Geral do CEFET/RJ:

CHAPA 10 – Representante: Sérgio Araújo

O candidato trabalha na instituição há aproximadamente 40 anos, acumulando cargos como Professor, Coordenador de Matemática, Chefe do DEMET e outras ocupações em variados departamentos. Considerando-se muito ativo nas atividades do Cefet. Colocada pelo candidato como uma proposta que traz mudança, a Chapa 10, buscou na estruturação de seu projeto abranger toda a comunidade do Cefet/RJ. De acordo com o candidato, houve um crescimento desordenado da instituição. Por essa razão, como dito pelo candidato, são necessários planejamentos factíveis e propostas para a melhor integração e autonomia dos campus do Rio de Janeiro. Ele cita também uma possível mudança estatutária, propondo a criação de cargos como um diretor próprio para a unidade Maracanã, além da separação de diretorias para ensino médio e ensino técnico. O representante da Chapa reitera também a questão do respeito e da importância de ouvir a comunidade do Cefet na tomada de decisões, propondo assim uma gestão participativa, disposta a ouvir o segmentos.

CHAPA 20 – Representante: Maurício Motta

O candidato é ex-aluno de um dos cursos médio-técnico da instituição, professor desde 1990 do curso de mecânica, atuando também na graduação e pós-graduação. Reitera sua importância e participação em atividades docentes e de pesquisa, iniciação científica para graduação e nível médio-técnico, integração da diretoria de ensino, e sua história que acompanha a abertura de 7 campus do Cefet pelo Rio de Janeiro, ampliação das opções de cursos, e a criação de cursos de graduação como o NEAP e PPRER. Atualmente ocupa o cargo de vice-diretor geral da instituição. Como dito pelo candidato, o plano de sua chapa apresenta propostas factíveis diante de possíveis restrições econômicas. Pelo seu ponto de vista, o Cefet apresentou crescimentos positivos de uma “construção coletiva de muitas mãos”, os servidores da instituição.
No plano de gestão, há propostas de diretrizes que, de acordo com o candidato, viabilizam uma educação publica e de qualidade, colocando o ensino como uma ação de longo prazo. O candidato também reitera que suas propostas contêm uma alternativa que preza por uma atuação democrática, participativa e transparente na instituição, colocando o Cefet/RJ como referência de uma educação pública e de qualidade, baseada no protagonismo estudantil para transformar a sociedade.

CHAPA 30 – Representante: Hilário Rodrigues

O candidato é professor há mais de 25 anos, com atuação na área de ensino e pesquisa, atividades administrativas, DPG, departamento de Física, CONEM e CODIR. Defende o Cefet como uma marca na vida de seus estudantes e servidores, frente à formação de pensamento e reitera a questão da liberdade de expressão. A chapa propõe uma mudança de rumo, pois acredita que há na comunidade um desejo de mudança, defendendo um rumo novo, prezando pela atuação mais democrática, descentralizada e transparente. O plano de gestão visa a integração e a autonomia das demais unidades do Cefet/RJ, e uma gestão com novos olhares, tendo como foco a integração dos diferentes segmentos: docentes (graduação e médio-técnico), técnicos administrativos, estudantes e terceirizados. O candidato defende que a instituição precisa olhar mais atentamente para este último grupo. O candidato,emasu apresentação, abordou a questão da saúde mental na comunidade do Cefet, demonstrando preocupação a partir das visitas ao setores e diferentes campi do Cefet-RJ.

**Veja, na sequência, alguns vídeos produzidos pela Equipe do do Folha Cefet**:

A estudante Thainá Santos questiona a respeito da institucionalidade do Cefet-RJ e o candidato sorteado para responder é Sérgio Araújo (Chapa 10). Confira aqui a resposta do candidato.


A TAE Renata Carneiro da Cruz questiona acerca do tema gestão participativa. A pergunta foi lida pelo mediador do debate. Veja o questionamento feito. O candidato sorteado é o representante da Chapa 20, Maurício Motta. Confira a resposta do Professor Maurício.


No próximo vídeo, o candidato Hilário Rodrigues foi o sorteado para responder ao questionamento da TAE Valéria. A questão gira em torno do acompanhamento interno dos processos administrativos da instituição. Acesse aqui a pergunta. Veja o que o Professor Hilário Rodrigues pensa sobre o tema aqui.




*********************************************************************

Debate eleitoral campus Maracanã – 17/04

O Folha Cefet deseja boa sorte a todos os candidatos e lembra que o período eleitoral vai de 24 de abril a 26 de abril.

A Equipe do Folha Cefet esclarece que, no canal do projeto, no youtube, estão disponíveis diferentes vídeos dessa cobertura. Em função das características e funcionalidades da plataforma gratuita que utilizamos (wikijornal), há um limite de dados a ser compartilhado em um único artigo. Acesse o canal do Folha Cefet!!!

**** Siga o Folha Cefet nas redes sociais (facebook e instagram)!

**** Contato: folhacefet@gmail.com

Participe do projeto!!! Entre em contato!!








Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe