Folha Cefet
Jornal Escolar do Cefet - Unidade Maria da Graça
Pesquisa

PROJETOS DE EXTENSÃO 2017 - Ensino Médio
Por Rebeca Coelho (Professora), em 2017/05/23944 leram | 0 comentários | 192 gostam
Confiram os projetos de extensão oferecidos pela Coordenação do Ensino Médio! Procurem os professores responsáveis para maiores informações! Participem!
PROJETOS DE EXTENSÃO 2017 – COORDENAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

FOLHA CEFET
Resumo: O Jornal Folha Cefet é desenvolvido com a efetiva participação de estudantes dos diferentes cursos e turmas do Ensino Médio Integrado e, também, com a colaboração de docentes das quatro diferentes coordenações do campus. Ressalta-se que o Folha Cefet tem como objetivos específicos possibilitar aos alunos uma imersão no estudo de variados gêneros textuais que compõem um jornal; oportunizar aos alunos a participação ativa, como autores/editores, na elaboração do conteúdo a ser veiculado; valorizar a produção textual dos alunos por meio da divulgação digital/impressa e impulsionar a participação da comunidade em diferentes ações pedagógicas, científicas e culturais promovidas pelo/no campus Maria da Graça. O Folha Cefet está hospedado na plataforma wikijornal (http://www.wikijornal.com/folhacefet/), que permite a criação e a manutenção de jornais on-line de forma colaborativa. Neste ano de 2017, buscará, ainda, preparar os estudantes integrantes do projeto para a produção de matérias de natureza audiovisual.
Coordenação: Andreza Nora
E-mail: andrezanora@hotmail.com

MATEMÁTICA
Resumo: O projeto de Matemática Básica surge no intuito de apresentar a Matemática de modo mais expansivo a todos, dando suporte às orientações dos alunos interessados em Olimpíadas de Matemática, aos alunos que possuem dificuldade nos fundamentos da Matemática bem como a ambientação e preparação dos discentes que pretendem realizar o Exame Nacional do Ensino Médio e assim ingressar nas universidades. Em relação aos fundamentos da Matemática, objetivamos trabalhar os pré-requisitos para um melhor aproveitamento do Ensino Médio integrado e assim, minimizar as dificuldades não só na disciplina de Matemática, mas também nas áreas que necessitam de modelos matemáticos para seus desenvolvimentos.
Coordenação: Gilberto Gil e Marcos Raad.
E-mail: marcosraad@bol.com.br

Matemática Básica
Prof.: Anderson e Marcos.

Preparação para a Olimpíada Brasileira de Matemática.
Terça 13:OO às 14:30 / Quinta 13:OO às 14:30
Prof.: Gilberto Gil
 
Matemática para o ENEM
Quarta 10:00 às 12:00 / Início: 14 de Junho
Prof.: Anderson

Quinta 14:30 às 16:30 / Início: 15 de Junho
Prof.: Marcos

LÍNGUA INGLESA
Resumo: Curso de língua inglesa que objetiva abordar aspectos linguístico e culturais, e buscar o desenvolvimento da fluência inicial nos alunos. Além de estimular habilidades de compreensão, prática oral, escrita, leitura e percepção auditiva.
Sala A310 (Quintas-feiras/ 14:45-16:20) / De 16/03/2017 até 06/07/2017

Resumo: Curso de conversação baseado em séries de TV para alunos com nível intermediário-avançado. As atividades serão orientadas para aprendizado de vocabulário, percepção auditiva e debates
Horário: 1 encontro mensal (20 vagas) / Terças-feiras: 12h-13h (verificar local na coordenação do EM)
Coordenação: Ricardo Benevides
E-mail: ricardobenevides@yahoo.com.br

CINEDEBATE
Resumo: O projeto "CINEDEBATE: arte, memória e política" tem como objetivo articular a linguagem audiovisual às diferentes àreas do saber, promovendo no espaço escolar um ambiente criativo de construção de conhecimento. Sua dinâmica se dá através de sessões de exibição de obras cinematográficas seguidas de debates sobre questões pertinentes a nossa sociedade, tais como racismo, desigualdade social, cultura, entre outros, assim como oficinas de produção de documentário em vídeo e dos olhares cinematográficos. O projeto desenvolve suas atividades ao longo do ano letivo, sem calendário fixo.
Coordenação: Ana Carolina Ferra, Marcia Menezes, Saulo Boher e Thiago Rodrigues.
E-mail: acferrazsantos@gmail.com

GRUPO DE ESTUDO E DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA
Resumo: O projeto "Grupo de estudo e discussão sobre gênero e diversidade sexual na escola" tem como objetivo dar visibilidade às questões de gênero e sexualidade presentes no espaço escolar, através de rodas de estudo e debate acerca dessa temática, promovendo um ambiente de reflexão entre estudantes e profissionais de educação que atuam no campus. O grupo promove encontros quinzenais.
Coordenação: Ana Carolina Ferraz, Ana Carolina Barbosa e Marcia Menezes
E-mail: acferrazsantos@gmail.com

ESPAÇO JOGO
Resumo: No jogo esportivo, a cada ataque ou defesa, o praticante estimula e confirma as suas capacidades específicas do sistema complexo constituinte de cada modalidade esportiva. O jogo desencadeia consequências imprevisíveis no prazer do desafio ou simplesmente da dificuldade ultrapassada, na busca da repetição e da perfeição, na alegria de improvisar, de criar, de variar as soluções e no desejo de se prestar com astúcia a uma prova de força, de habilidade, de velocidade, de resistência, de equilíbrio, de flexibilidade. O presente projeto de extensão tem por objetivo integrar os alunos de todos os cursos do Ensino Médio Integrado do Campus Maria da Graça, e proporcionar a prática de diferentes jogos esportivos.
Horário: Quarta-feira - 12h00 às 13h00.
Coordenação: Rebeca Coelho
E-mail: rebecacoelho@hotmail.com

JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM FACILITADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo: A utilização de jogos didáticos como prática de ensino em espaços formais auxilia o processo de aprendizagem e compreensão de forma lúdica e investigativa. Os objetivos deste trabalho estão relacionados à: valorizar os processos de ensino-aprendizagem, estimulando a relação teoria-prática, por meio da integração de conteúdos pedagógicos e conteúdos da área de biologia; Estimular o aprofundamento do conhecimento ensinado em sala de aula trabalhando com temas básicos, mas inserindo na prática conceitos de novas tecnologias; Contribuir para a melhoria da qualidade da formação de professores de Biologia, através da criação de materiais didáticos e da disseminação de práticas pedagógicas diferenciadas, capazes de proporcionar a construção do conhecimento, a reflexão, a crítica e a solução de problemas. Iniciaremos este processo, construindo um jogo investigativo na área de genética, onde aplicaremos o conceito de expressão gênica.
Coordenação: Fabiana Cordeiro
E-mail: fabimpb@yahoo.com.br

HORTA ESCOLAR
Resumo: A HORTA ESCOLAR funciona como laboratório vivo, no qual os alunos são submetidos a uma inevitável experimentação de diversos conteúdos. O Projeto HORTA ESCOLAR tem como objetivos: Estimular a prática da alimentação saudável; suprir, em parte, a necessidade de temperos, legumes e hortaliças da instituição e estimular a integração entre os conteúdos do ensino médio regular e do curso técnico de Automação Industrial, a partir da elaboração e execução do projeto de irrigação automatizada. Embora plantar, semear, cultivar, regar, adubar e colher sejam práticas comuns a todas as hortas, na horta escolar cultiva-se algo muito maior, O CONHECIMENTO.
Coordenação: Luciana Espíndola
E-mail: eusouluciana@gmail.com

Á LUZ DA IMAGEM
Resumo: O projeto de extensão À Luz da Imagem promove oficinas de fotografia artesanal e estudos sobre as imagens e os aparelhos fotográficos.
Horário: Quintas-feiras à tarde.
Coordenação: Felipe Pinto e Luciano Melo.
E-mail: felipepp67@gmail.com

ORQUESTRA DE CORDAS DEDILHADAS CLAUDIONOR CRUZ DO CEFET – RJ
Resumo: A ORQUESTRA DE CORDAS DEDILHADAS CLAUDIONOR CRUZ DO CEFET – RJ reúne em sua formação básica instrumentistas de cordas dedilhadas e percussão para o estudo e interpretação da música brasileira e universal. A base da orquestra é formada com a integração de docentes, discentes, servidores técnicos e administrativos, além de outros membros da comunidade escolar externa que possuam habilidade técnica instrumental para a formação dos respectivos naipes. Inscrita como um Projeto de Extensão, a formação da “ORQUESTRA CLAUDIONOR” apresenta uma possibilidade de integração dos membros da comunidade escolar de nossa instituição através de uma atividade cultural que valoriza o estudo e a compreensão de diversas culturas musicais, com ênfase na música brasileira.
Horário: Sexta-feira – 10h até 12h.
Coordenação: Alberto Boscarino Junior e Luciano Melo Dias.
E-mail: betoboscarino@yahoo.com.br

PROJETO REDAÇÃO ENEM
Resumo: O ENEM deu visibilidade a um novo formato de avaliação da produção textual dos participantes. Embora requeira a escrita de um texto dissertativo-argumentativo, há muito estabelecida nos exames vestibulares do país, a redação nesse modelo traz diferentes inovações: a exigência de que o candidato apresente uma proposta de intervenção social para o problema apresentado no texto que respeite os direitos humanos, a divisão da avaliação do desempenho dos candidatos em cinco diferentes competências que totalizam 200 pontos cada, a enumeração de diferentes motivações para a banca avaliadora atribuir nota 0 (zero) a um texto. Tendo em vista esse panorama, este curso de extensão tem por objetivo trabalhar junto aos estudantes do 4º ano do Ensino Médio Integrado do campus Maria da Graça o aprimoramento das cinco competências discriminadas na Cartilha do Participante do Exame Nacional de Ensino Médio.
Horário: Terça – 13h até 14h20. Quarta – 10h40 até 12h.
Coordenação: Andreza Nora e Karla Niels.
E-mail: andrezanora@hotmail.com

OFICINA DA PALAVRA
Resumo: O curso tem como objetivo aprimorar as habilidades de produção textual e de expressão oral dos alunos, em particular os do 1º. e do 2º. ano do Ensino Médio. A partir do contato com diversos tipos e gêneros textuais e diferentes situações de fala, as aulas irão cobrir aspectos tais como: interpretação de texto; contextualização intertextualidade e construção do sentido; coesão e coerência textuais; gestualidade e expressão corporal; qualidades básicas da fala; entonação, dicção, pausas e ênfase; expressão facial e contato visual com o interlocutor.
Horário: Terça – 10h40 até 12h. Quinta – 13h até 14h20.
Coordenação: Mariana Lima
E-mail: marisilvalima@yahoo.com.br


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe