Folha Cefet
Jornal Escolar do Cefet - Unidade Maria da Graça
Pesquisa

E o vestibular?
Por Andreza Nora (Professora), em 2017/05/11219 leram | 0 comentários | 30 gostam
Saiba mais sobre diferentes exames do país!
Vem chegando o temido (?!) quarto ano e, com ele, aquela perguntinha clássica: "e o vestibular?". Mas ainda existe vestibular? Sim...não é apenas "coisa de gente" da década de 80 não!!!!

Embora o SISU (Sistema de Seleção Unificado), em 2016, tenha sido a porta de entrada dos estudantes em mais de 130 universidades públicas e Institutos Federais do Brasil, oferecendo mais de 220 mil vagas aos candidatos no ano de 2015, os chamados exames vestibulares ainda continuam "firmes e fortes" em nosso país.

No ano de 2016, por exemplo, 11 universidades federais e 29 universidades estaduais ainda mantiveram vestibulares próprios, por não terem ainda aderido ou terem aderido parcialmente ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Como exemplo de adesão parcial, temos a UNB (Universidade Federal de Brasília), que realizou seu próprio vestibular no meio do ano e utilizou as notas do ENEM, por meio do SISU, para o ingresso de estudantes no início do ano. A USP (Universidade de São Paulo), que lidera o ranking das 50 melhores universidades da América Latina, é outro exemplo. A universidade ofereceu 2.338 das suas 11.072 vagas pelo SISU para este ano de 2017.

Se você não pretende estudar fora do estado do Rio de Janeiro, lembre-se de que, além de se inscrever no ENEM, você também pode prestar o vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que é a única no Rio que não aderiu ao ENEM e ao SISU como método de acesso aos seus cursos de graduação. Para concorrer a uma vaga na UERJ, o candidato precisa se inscrever no Exame de Qualificação, realizado duas vezes por ano. O primeiro Exame receberá inscrições entre 23/05 e 12/06/2017.

Neste ano, a UERJ traz algumas novidades. A fim de familiarizar os candidatos com as mudanças que serão implementadas, a universidade realizará um simulado on-line gratuito com inscrições abertas até 19 de maio. A principal novidade, entretanto, é a indicação de obras literárias de leitura obrigatória para os candidatos. Os títulos escolhidos a partir de consulta pública para 2017 são: "Primeiras estórias" (contos "A terceira margem do Rio" e "O Espelho", de João Guimarães Rosa - 1º Exame de Qualificação); "A hora da estrela", de Clarice Lispector (2ª Exame de Qualificação); "Dom Casmurro", de Machado de Assis (na prova de Língua Portuguesa Instrumental do Exame Discursivo); "Morte e Vida Severina", de João Cabral de Melo Neto e "Ensaio sobre a cegueira", de José Saramago (Língua Portuguesa e Literaturas do Exame Discursivo).

A leitura obrigatória de determinadas obras literárias, novidade no vestibular da UERJ, já é uma prática antiga em exames tradicionais realizados no estado de São Paulo.

O vestibular da FUVEST (Fundação Universitária para o Vestibular), que seleciona estudantes para os cursos da USP, costuma utilizar a mesma lista de obras por três anos consecutivos. Na prova a ser realizada neste ano, os livros indicados são: "Iracema", de José de Alencar; "Memórias póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis; "O Cortiço", de Aluísio Azevedo; "A cidade e as serras", de Eça de Queirós; "Capitães da Areia", de Jorge Amado; "Vidas secas", de Graciliano Ramos; "Claro enigma", de Carlos Drummond de Andrade; "Sagarana", de João Guimarães Rosa e "Mayombe", de Pepetela.

No vestibular da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), segunda colocada no ranking das 50 melhores universidades da América Latina, a listagem para o exame a ser realizado neste ano inclui títulos pertencentes a diferentes gêneros. Além de ler romances como "Coração, cabeça e estômago" (de Camilo Castelo Branco) e "Terra Sonâmbula" (de Mia Couto), os candidatos também deverão ler contos, sermões, obras poéticas e texto teatral. Confira a lista completa aqui.


Para saber mais sobre os diferentes exames:


Vestibular da UERJ

Vestibular da FUVEST

Vestibular da UNICAMP

ENEM






Comentários

Escreva o seu Comentário